Curiosidades sobre o Flamengo: fatos que você não sabia!

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo, mas você sabia que o nosso venerado Clube de Regatas possui curiosidades de deixar até o mais ávido torcedor surpreso? Se você é antenado no mundo da bola e gosta de estar por dentro do que acontece nas quatro linhas quando o Mengão está em campo, com certeza chegou até o post certo.

Já ouviu antes que as cores do clube da Gávea eram outras? Que torcedores de diferentes equipes também se renderam à paixão rubro-negra na fundação do time? Que o nosso hino oficial nem sempre foi aquele que sabemos letra por letra até hoje?

Conheça as respostas para essa e outras perguntas lendo curiosidades sobre o Flamengo especialmente preparadas para você. Deixa a pipoca pronta, ajeita a postura e vem com a gente conhecer mais sobre esse time que é campeão de terra e mar: haja coração torcedor flamenguista!

Não iniciou como futebol

Muitos torcedores olhariam para essa pergunta aparentemente simples pensando: essa é fácil, tenho a resposta na ponta da língua – principalmente se já conferiu nosso conteúdo sobre a história do Fla – mas calma lá, temos aqui uma informação histórica que poucos têm acesso.

Que o Flamengo é hoje um dos times brasileiros mais bem-sucedidos todos nós sabemos, mas poucos estão ligados que, antes do futebol, a agremiação era poliesportiva, com atenção especial aos esportes aquáticos – e com carinho muito especial ao remo.

E mais do que isso: ao contrário do que se pode imaginar, não foram associados flamenguistas que fundaram o departamento de futebol rubro-negro, e sim torcedores do Fluminense descontentes com o time – desde 1911, viu?

Foi assim que na noite de natal daquele ano, o Clube de Regatas do Flamengo criava seu departamento de esportes terrestres e, desde então, muitas vitórias rolaram para nos tornar campeões, fique de olho nelas!

Nossas cores evoluíram com o tempo

Eis uma das curiosidades para deixar qualquer torcedor rubro-negro de queixo caído. Acredite se quiser, as cores do Flamengo nem sempre foram o vermelho e preto, isso porque, lá em 1895, as cores da bandeira eram outras. E que cores eram essas? Continue com a gente descobrir!

Primeira bandeira do flamengo

Na primeira bandeira da agremiação, contávamos com azul e amarelo-ouro na composição, mas, por desbotarem muito facilmente, os diretores na época resolveram substituir a coloração pelo rubro-negro que conquista corações dos torcedores apaixonados pelo time até hoje.

Vale lembrar que, em 2010, foi lançado um terceiro uniforme com aquelas cores originárias, contendo listras azuis e amarelas – o que dividiu opiniões entre torcedores. Apesar disso, conhecendo mais sobre a história do time que é campeão de terra e mar, passamos a admirar ainda mais o design de cada produto desenvolvido pela equipe.

Vamos juntos conhecer mais sobre esses itens e outras curiosidades rubro-negras!

Mais que música aos ouvidos, um hino!

Se em campo ou fora dele, independente de onde você esteja, já ouviu os versos mais famosos da história do futebol. O que muito admirador do Mengão não sabe é que o time tem hino composto até por ex-goleiro.

Dez anos antes do lançamento da música hoje imortalizada pelos apaixonados flamenguistas, em 1945, Paulo Magalhães, então atleta do time, compôs um hino oficial que o refrão dizia: “Tua glória é lutar! Campeão de terra e mar!”. O motivo foram as vitórias no campeonato carioca em 1914 e também no remo em 1916.

Tiramos onda, pai!

A carapuça serviu – nós somos urubu!

Ledo engano se você imagina o urubu ser um mascote do time desde que o Flamengo foi fundado. Nosso primeiro talismã foi – bote uma fé – o marinheiro Popeye, aquele mesmo, o clássico dos quadrinhos.

Fotografia antiga urubu em gramado

O nosso popular urubu surgiu anos depois como provocação das equipes rivais, não abalando os rubro-negros apaixonados. A torcida adotou este que, atualmente, é um dos símbolos mais preciosos da cultura flamenguista. E não poderia ser diferente, pois quando o assunto é autoconfiança e identidade com o Mengão, aqui não tem caô!

Paixão que movimenta multidões

Que a torcida rubro-negra é a maior em solo brasileiro, não é novidade, mas você sabia que nós apaixonados pelo time atingimos o máximo de torcedores que o Maracanã já viu, e isso em 1963?

A partida era com um dos nossos rivais estaduais, o Fluminense e o número exato de apaixonados eram 194.603. Só de pensar na energia que cada um dos lances gerou nos pagantes presentes, já me fez arrepiar aqui.

Quanta emoção!

Amor em vários nomes!

Dos muitos codinomes carinhosos que o Flamengo já recebeu, seguramente algum deles vão te chamar atenção e fazer pensar: de onde será que esse nome veio?

Rubro-negro, Clube de Regatas, Fla, Mengão, Time do Povo, Mengo, Time da Massa, O Mais Querido do Brasil, Clube da Gávea e a lista diariamente é atualizada por nós que não tiramos o campeão em terra e mar da boca.

Estádio de futebol flamengo

E aí gostou do nosso post e quer descobrir mais curiosidades sobre o Flamengo ou conhece ainda outros fatos que não foram relacionados aqui no texto?

É simples, escreva aqui nos comentários e venha fazer parte deste time de amantes do futebol com a gente!

Conheça o Ninho do Urubu: o centro de treinamento do Mengão
Todos os mascotes do Flamengo desde a fundação do clube!
O estádio do Flamengo existe? Entenda tudo sobre a Gávea!
Todas as camisas do flamengo: para recordar