Dia do flamenguista: história e como comemorar 28 de outubro

Início » Blog » História do clube » Dia do flamenguista: história e como comemorar 28 de outubro

Para celebrar o nosso posto de maior torcida do Brasil, nada como uma data especial e a altura: no dia 28 de outubro, comemoramos o dia do flamenguista!

O dia é considerado feriado oficial no Rio de Janeiro e tem o carinho da torcida que, apesar de declarar a paixão rubro-negra todos os dias, não reclama de ter uma reserva exclusiva no calendário só para isso, não é?

E a gente não compartilha isso com poucas pessoas não, viu?

De acordo com matéria do Globo Esporte, o Flamengo tem a preferência de 24% dos brasileiros; dados de uma pesquisa feita esse ano com pela Sport Track, em parceria com a XP.

O Diário do Fla ainda traz esses dados em números: de acordo com o site, somos mais de 39 milhões de flamenguistas espalhados pelo país. Não tem torcida maior do que a nossa!

Com um número desses, a gente desconfia que O Mais Querido tem a maior torcida do mundo – falta só uma pesquisa oficial para comprovar.

Para te preparar para essa data, a gente preparou um conteúdo especial repleto de história e nostalgias que explicam o porquê do dia 28 de outubro ser o dia do flamenguista.

Acompanhe até o final e boa leitura!

Qual dia se comemora o dia do flamenguista?

Já deixa separado aí no calendário: dia 28 de outubro é o dia do flamenguista.

Ter essa data especial e reservada para nós, apaixonados pelo Flamengo, é resultado dos esforços de uma das maiores e mais organizadas torcidas do país.

É para respeitar mesmo a Nação!

Não só a data simbólica, como também várias outras conquistas vindas da nossa torcida são marcadas na história do time e do país.

Com uma representação muito forte no futebol e na cultura brasileira, a torcida do Mengo foi tombada como um Bem Cultural de Natureza Imaterial da cidade do Rio de Janeiro.

Recebemos essa honra em 2007, pelo prefeito César Maia que, na época, estava à frente da prefeitura da Cidade Maravilhosa.

E que honra! De acordo com as palavras do próprio ex-prefeito:

“[a torcida do Flamengo] Mostrou um caráter de cultura popular em processo de mobilização, além de ter reforçado a marca de centralidade do Rio. A coreografia de massa, o canto de massa. Para todos isso caracteriza cultura popular e deve ser marcada como tal”.

Também em 2007, recebemos o título “Torcida de Ouro” do Campeonato Brasileiro, diretamente da Confederação Brasileira de Futebol.

Todas essas conquistas mostram que nosso amor de duas cores pelo Fla não se mede, mas se homenageia (e com razão) com importantes títulos e reconhecimentos a nível nacional.

Fazendo parte do calendário oficial do Rio de Janeiro, a Lei de número 4.679 é a que ampara o dia do flamenguista, desde 2007.

Um salve para o vereador Jorge Mauro, responsável pela proposta de conferir essa data tão especial para a Nação!

Mas você sabia que esse dia não foi escolhido aleatoriamente?

Acompanhe com a gente abaixo para saber mais sobre o dia 28 de outubro como o dia do flamenguista.

Por que dia 28 de outubro se comemora o dia do flamenguista?

Torcida do flamengo em campo de futebol comemorando o dia do flamguista, 28 de outubro

A verdade é que o dia 28 de outubro não marca a história do Flamengo por causa de alguma goleada histórica, título recebido nessa data ou, como muita gente pensa, por causa da fundação do clube.

O dia 28 de outubro é o dia de São Judas Tadeu, que também é padroeiro do time!

Na religião católica, São Judas Tadeu é considerado o santo das causas impossíveis; a gente sabe que muito torcedor já fez prece para esse santo em momentos que parecia que a vitória não ia sair!

Inclusive, uma tradição marcante do próprio Flamengo, é a celebração de uma missa nesta data, na capela de São Judas Tadeu, na sede do Flamengo.

Os jogadores, comissão técnica e dirigentes participam dessa comemoração do dia do flamenguista em um momento especial e que sempre é marcante, todos os anos.

Mas você sabe qual a ligação entre o santo das causas impossíveis e o Rubro Negro?

Acompanhe abaixo mais detalhes dessa história.

Qual o santo padroeiro do time do Flamengo?

São Judas Tadeu é o santo padroeiro do Flamengo – todo torcedor apaixonado sabe e tem um grande carinho por esse símbolo.

Mas você deve estar se perguntando: por que São Judas Tadeu é o padroeiro do Flamengo?

Para entender mais sobre essa ligação, a gente faz uma viagem no tempo, mais especificamente para a década de 50.

Nos anos 1950, o time passava por uma fase difícil: um verdadeiro jejum de títulos que assombrava e deixava a torcida descrente.

Neste ano em questão, o pároco da igreja de São Judas, Padre Góes celebrou uma missa na Gávea.

Ele também pediu para que o elenco do Flamengo da época acendesse uma vela para São Judas Tadeu.

Pouco depois dessas medidas religiosas, o Flamengo conquistou o Tricampeonato Carioca, dos anos 1953 a 1955.

Desde então, o santo é uma imagem especial para a Nação, principalmente para os torcedores mais religiosos.

O dia do flamenguista se torna, então, mais do que um dia para celebrar a torcida do Flamengo: é um dia para agradecer ao nosso santo padroeiro por todas as vezes que ele nos ajudou com as causas impossíveis.

Como comemorar o dia do flamenguista

Jogadores do flamengo comemorando dia do flamenguista em campo

O que não faltam são motivos para celebrar o nosso time do coração!

Para compartilhar o amor e de duas cores que une a maior torcida do Brasil, o dia do flamenguista é marcado por diversas comemorações que lembram todo ano o orgulho que é ser Flamengo.

Para você curtir esse dia com a sua galera flamenguista, a gente separou algumas formas especiais de comemorar o dia do flamenguista, de onde você estiver; confira:

Missa na Capela de São Judas Tadeu

Uma das formas de celebrar o dia do flamenguista carrega esse significado religioso para os torcedores do Rubro Negro.

Todos os anos, uma missa a São Judas Tadeu é celebrada na Gávea, na sede do clube, como agradecimento ao santo padroeiro do time.

A celebração recebe o corpo dirigente do clube, bem como membros ilustres e, algumas vezes, jogadores.

Na missa de 2021, a primeira-dama do Flamengo, Angela Landim, estava presente.

Em algumas ocasiões, para celebrar esse famoso “milagre do Flamengo”, o elenco do time foi até a igreja do Cosme Velho, na Zona Sul do Rio, também como homenagem a São Judas Tadeu e à sua interferência santa no acontecimento de 1950.

Os torcedores mais religiosos também aproveitam da data para prestar seus tributos e agradecimentos ao santo padroeiro.

Relembrar a história do time

Os torcedores mais fanáticos gostam sempre de relembrar momentos marcantes da história do time, mas, no dia do flamenguista, essas memórias têm um significado mais especial.

Quem não gosta de relembrar, por exemplo, a marcante história de Zico com o nosso clube?

Considerado o rei da Gávea, Arthur Antunes Coimbra é o eterno camisa 10 do Flamengo, que disputou 731 jogos com o Manto e marcou 509 gols.

Estreou como titular em 1974, e, desde então, não parou de conquistar títulos e fazer história: levantou Taça Guanabara, Taça Libertadores, Campeonato Brasileiro e a maior conquista de sua carreira: o Mundial de Clubes.

Mais do que um jogador emblemático, Zico foi um dos maiores protagonistas da história do Rubro-Negro!

Além disso, o dia do flamenguista também nos faz relembrar outros ídolos do Flamengo que ficaram marcados na trajetória do time. Entre eles:

  • Dida;
  • Júnior;
  • Nunes;
  • Leandro;
  • Romário;
  • Gabigol;
  • Petkovic;
  • Leônidas da Silva;
  • Adriano Imperador.

Grandes artilheiros e jogadores brilhantes, eles nos trazem a lembrança dos momentos de glória e orgulho que todo flamenguista tem!

Outra parte bacana e divertida da história do clube é que sempre lembramos com carinho é a dos mascotes do Flamengo.

Desde o primeiro mascote, o Popeye, em 1942, até o atual Urubu, que protagonizou o famoso episódio do jogo de 31 de maio de 1969, o mascote é um personagem icônico que aproxima a torcida do time com muita diversão.

Além disso, faz muito sucesso com o público infantil, estampando camisetas, faixas e mais um monte de itens comemorativos.

A verdade é que, com seus 126 anos de história, o que não faltam são episódios especiais, elencos emblemáticos e vitórias inesquecíveis para recordar: no dia do flamenguista e em todos os outros!

Visitar o Museu do Flamengo

Já destacamos aqui no blog o Museu do Flamengo como mais do que apenas um espaço dedicado ao time em solo carioca.

O local que guarda tesouros e memórias time é uma verdadeira viagem no tempo e um importante ponto turístico no Rio de Janeiro: são milhares de pessoas todos os anos visitando e se emocionando com a história presente no Museu dedicado ao Mengo.

Por R$ 30 a entrada inteira, a torcida é transportada por uma verdadeira nostalgia em todos os ambientes que compõem o Museu.

Lá, é possível conferir a sala dos campeões de 81, com uma foto emblemática com o maior time oficial do Flamengo de todos os tempos.

Também pode-se ver uniformes e taças importantes que fizeram parte das maiores conquistas do time, e não só no futebol: no remo, na natação, no vôlei e também no polo aquático.

A nossa mais querida, a Taça do Mundial de Clubes, fica exposta lá, bem como a Taça Libertadores de 81, e a do Campeonato Brasileiro de 2019.

O museu ainda conta com uma especial sala de troféus, e mais uma sala honrosa com caricaturas de personalidades históricas do Flamengo.

O Museu do Flamengo fica localizado na Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, Rio de Janeiro.

Compartilhe uma frase de feliz dia do flamenguista

Torcida flamenguista comemorando o dia do flamengo com frases

É nas redes sociais que os apaixonados marcam presença no dia do flamenguista!

No Twitter, Instagram, Facebook, com fotos no feed ou nos stories: o que vale é mostrar o amor pelo nosso Rubro-Negro e formam uma verdadeira corrente de posts no dia 28 de outubro.

E essa é uma forma de celebrar o dia do flamenguista que, convenhamos, a gente já faz o ano todo!

Que tal algumas ideias de frases ara você completar as legendas das suas fotos de dia do flamenguista e tirar onda nas redes sociais?

Confere a nossa lista:

  • “Só quem é rubro-negro sabe a emoção de torcer pelo Flamengo”;

  • “Eu tento ser humilde, mas o meu time não deixa!”;

  • “Hoje é dia de usar meu manto sagrado e colorir minha cidade com as cores do Mengão!”;

  • “Quem nasce rubro-negro jamais muda esse sonho”;

  • “Teu manto é minha pele, no meu peito tem teu escudo, e quem te enfrenta, reconhece que tu és o maior do mundo”;

  • “A maior torcida do mundo faz a diferença: eu faço a diferença”;

  • “Tudo na vida tem limite, menos o meu amor pelo Flamengo”;

Pensando já na foto que vai postar? Não esqueça da hashtag e de marcar os amigos!

Comprar um presente para seu amigo flamenguista

Sem dúvidas, uma das melhores partes de celebrar o dia do flamenguista é poder estar com a torcida, vibrando com os amigos fanáticos mais um ano sendo torcedor do melhor do mundo!

Por isso, para tornar essa data ainda mais especial, que tal adquirir um presente para os seus amigos mais apaixonados pelo time?

Na Espaço Rubro Negro, você escolhe entre:

  • bonés;
  • copos exclusivos;
  • quadros do Mengo;
  • chaveiros temáticos;
  • cavalinho especial do time;
  • canecas para tomar aquela cerveja;
  • e muito mais!

Impossível não agradar um flamenguista apaixonado com essa seleção de acessórios do Flamengo!

Relembre as vitórias do time com os amigos

Foto dos jogadores do flamengo em campo comemorando vitória e títulos do flamengoQue tal relembrar momentos em que você e seus amigos sentiram muito orgulho de ser Flamengo?

No dia do flamenguista, marque uma sessão de nostalgia com os seus colegas mais fanáticos para fazer essa seleção de vitórias que marcaram a trajetória de vocês como torcedores!

Afinal de contas, quem não gosta de lembrar da emblemática final do Campeonato Brasileiro de 1980, ou aquela vingança contra o Botafogo em 81?

E aquela final da Copa do Brasil contra o Vasco, em 2006?

Sempre incrível relembrar o hexa em 2009, com o Imperador e Petkovic no elenco, trazendo muitos momentos inesquecíveis para a torcida.

Também relembre a temporada mágica de 2019, com o hepta brasileiro junto com o bi da Libertadores: teve que respeitar a Nação nesse ano!

Use uma camisa do Flamengo

Esse item aqui já é um pré-requisito: no dia do flamenguista ou em qualquer outro, o manto sagrado faz parte de mostrar para o mundo nosso amor de duas cores!

Nesse dia especial, use sua camiseta favorita do Flamengo para se reunir com os amigos para um churrasco, fazer um passeio pelo Museu lá na Gávea ou, se o dia 28 cair em dia de jogo, vibrar ainda mais na torcida!

Comemore o dia do flamenguista com uma camiseta nova do Flamengo! Clique aqui para ver os modelos mais queridos pela torcida.

Conclusão

Mais do que uma simples data, o dia do flamenguista faz parte de nós, torcedores do Flamengo, como um reconhecimento pela nossa raça, amor e paixão pelo maior do mundo.

A Espaço Rubro Negro compartilha desse sentimento, e se orgulha de levar felicidade e alegria por meio de produtos oficiais do Flamengo para torcedores em todo o Brasil.

Gostou do artigo? O blog da Espaço Rubro Negro é repleto de dicas e conteúdos sobre o Flamengo; Confira! E não deixe de conhecer todas as roupas do Flamengo que temos disponíveis, confira nosso site

Museu do Flamengo: o que tem de atrações e como visitar
Títulos brasileiros do Flamengo: lista oficial de campeonatos ganhos
Conheça o Ninho do Urubu: o centro de treinamento do Mengão
Todos os mascotes do Flamengo desde a fundação do clube!