O estádio do Flamengo existe? Entenda tudo sobre a Gávea!

O Flamengo continua sendo o time com a maior torcida do Brasil, são milhares de rubro-negros espalhados por todo o país. Claro, que a maior parte da nossa imensa torcida está localizada no Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa. Se você é um desses torcedores, com certeza já deve ter entrado em debates com vascaínos, botafoguenses e tricolores sobre a polêmica que gira em torno do assunto sobre o estádio do Flamengo.

Existem diferentes argumentos para todos os lados e nós, da Espaço Rubro-Negro, estamos aqui justamente para esclarecer esse tema, trazendo pra você um pouco da história da casa do Flamengo. Confira abaixo!

O Maracanã é o estádio do Flamengo?

É fato que o time masculino profissional do Flamengo manda os seus jogos no maior estádio da América Latina, o clássico Maracanã, um verdadeiro cartão postal do Rio de Janeiro. Mas, o Maraca é realmente o estádio do Flamengo?

Sempre houve uma polêmica em torno dessa questão, já que, oficialmente, o Estádio Jornalista Mário Filho, o nosso famoso Templo do Futebol, pertence ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, e a administração está dividida entre os clubes Fluminense Football Club e o nosso Clube de Regatas do Flamengo, o maior do Rio.

Contudo, é fato que todos que moram no Rio de Janeiro e também torcedores de outras regiões do Brasil sabem que o Maraca é nosso, já que é identificado com as cores do nosso mengão por todas as outras torcidas do Brasil, da América do Sul e do mundo.

Apesar de dividir a gestão do estádio com o rival, Fluminense, o Maracanã sempre foi identificado com o Flamengo, já que, assim como Vasco e Botafogo, o Flu também tem seu estádio, o Estádio Presidente Manoel Schwartz, mais conhecido como Estádio das Laranjeiras.

Mas o Flamengo tem algum outro estádio? Vamos entender um pouco mais sobre essa questão.

O Estádio da Gávea e sua história

O Estádio José Bastos Padilha, mais conhecido como Estádio da Gávea, é oficialmente do Clube de Regatas do Flamengo e fica localizado na Sede Social do Fla, mais precisamente no Leblon, ao lado do bairro da Gávea, no município do Rio de Janeiro.

Este estádio começou a ser construído no ano de 1933, e foi oficialmente inaugurado em 4 de setembro de 1938, com um clássico entre Flamengo e Vasco. Atualmente, logicamente, não teria como o estádio comportar um clássico como esse no futebol profissional masculino, devido às imensas proporções que a estrutura do Flamengo tomou, principalmente se considerarmos um jogo com a presença de público.

A diretoria do Flamengo chegou até cogitar realizar alguns jogos na Gávea pelo Campeonato Carioca de 2020, por conta da proibição do público devido à pandemia do novo coronavírus, mas isso não chegou a acontecer. Entretanto, esse seria um fato histórico, já que o mengão não utiliza o estádio desde 1997.

A título de curiosidade, o último jogo oficial do Flamengo no estádio foi em 27 de abril de 1997, quando vencemos o Americano por 3 a 0 pelo campeonato carioca daquele ano.

Em tempos mais antigos, o estádio tinha capacidade para mais de 15.000 pessoas, entretanto, atualmente com capacidade média para um público de 8.000 pessoas, o Estádio da Gávea sedia competições do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino e do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, os quais o Flamengo participa com seus respectivos times das modalidades.

Apesar de não ser mais utilizado pelo nosso time masculino principal, não há como negar a importância do Estádio José Bastos Padilha para nossa história, sendo fundamental que todo flamenguista conheça esse estádio que nos remete a boas lembranças, já que foram 34 títulos conquistados no gramado da Gávea, entre eles o torneio Rio-São Paulo de 1961.

É válido ressaltar também que Sede da Gávea, onde fica o estádio, abriga também os atletas de todos os outros esportes que praticamos e competimos: remo, natação, nado sincronizado, pólo aquático, vôlei, basquete, ginástica olímpica, judô, tênis e futsal.

CT Ninho do Urubu: mais uma casa do Flamengo

É fato que um clube do tamanho do nosso, com uma torcida enorme, não poderia ter somente uma casa. Assim, não podemos deixar de citar o Centro de Treinamento Presidente George Helal, chamado popularmente de CT Ninho do Urubu como sendo mais uma casa da nossa nação rubro-negra.

O Centro de Treinamento “Ninho do Urubu” passou por uma reformulação em 2018, quando inaugurou o novo módulo para o futebol profissional, todo modernizado e estruturado para o nosso time profissional realizar sua preparação para as principais competições nacionais e internacionais atualmente.

Não podemos deixar de afirmar que os nossos últimos títulos foram conquistados também por conta desse excelente estrutura dada aos nossos atletas, permitindo a toda comissão técnica realizar um trabalho diferenciado e de qualidade para alcançar os resultados que tivemos nesses últimos anos, principalmente com as conquistas do bicampeonato brasileiro e da libertadores de 2019.

Além do futebol masculino profissional, o CT Ninho Urubu também possui módulos para as categorias de base do nosso clube, para que a garotada que irá brilhar nos próximos anos com as cores do Flamengo tenham desde agora a melhor estrutura para desenvolver o seu futebol.

E se você é um flamenguista apaixonado como nós da Espaço Rubro Negro e ainda não conhece as nossas casas, o Maraca, o CT Ninho do Urubu e o Estádio da Gávea, precisa se programar para conhecê-las em breve. Afinal, a nossa história está imprimida nestes lugares.

E quando for fazer essas visitas, não se esqueça de estar com o manto do nosso clube. Confiras as camisas lançamento do Flamengo em nosso site e orgulhe-se de fazer parte da nação flamenguista!

Tipos de chuteiras: modelos mais usados no mundo do futebol!
Conheça o Ninho do Urubu: o centro de treinamento do Mengão
Todos os mascotes do Flamengo desde a fundação do clube!
Filmes de futebol: os 10 melhores para maratonar!