Filmes de futebol: os 10 melhores para maratonar!

O futebol é uma paixão nacional! Acho que essa é uma frase que os brasileiros ouviram a vida toda, mas, com certeza, ela não é mentira, afinal, há milhões de torcedores espalhados pelo Brasil, fanáticos pelos seus clubes e também pela nossa seleção.

Mas há uma outra paixão nacional que conta as histórias de todas as outras paixões: o cinema! E hoje, vamos trazer pra você, da Nação Rubro-Negra, 10 filmes de futebol para maratonar e se emocionar com este esporte que nos move há tantos anos. Confira a nossa lista e separe os que você vai assistir no próximo final de semana!

10 filmes de futebol para os apaixonados pelo esporte!

Se você gosta de futebol e cinema, definitivamente, essa lista é pra você! Separe a pipoca, prepare a sua TV e escolha os seus favoritos!

1 – Fuga Para A Vitória (1981)

Esse filme não poderia ficar de fora dessa lista, afinal, ninguém melhor que Pelé e Sylvester Stallone estão no elenco como personagens principais do filme. E o nosso eterno Rambo é o goleiro do time.

Apesar de não parecer, “Fuga Para a Vitória” narra um importante episódio da história do futebol dentro do contexto da ocupação alemã de Kiev, período da Segunda Guerra Mundial. O filme conta a história de ex-jogadores do Dynamo, que formam um time para jogar contra os soldados alemães. E em uma dessas partidas, os soldados nazistas executariam o time adversário em caso de derrota para “o time da padaria”, o que aconteceu, de fato. Na história, Stallone brilha agarrando um pênalti épico!

Sem dúvidas, vale a pena assistir!

2 – Maldito Futebol Clube (2009)

Este é uma das melhores produções de filmes de futebol. Na trama, Michael Sheen interpreta o papel do técnico Brian Clough, considerado uma lenda do futebol inglês, sendo bicampeão da Champions League com o Nottingham Forest. Contudo, a história é retratada com muito menos glamour do que realmente foram os anos de conquistas do treinador.

A história se passa no período em que Clough estava no Leeds United, grande clube inglês na década de 70. Com uma série de adversidades para ensinar a sua filosofia de jogo para o time, o treinador é demitido depois de apenas 44 dias no cargo. Certamente, se você é fã de futebol, vai adorar esse filme.

3 – Goal – O Sonho Impossível (2005)

Sabe aquelas histórias de superação que emocionam a qualquer um? Essa é a trama de um jovem mexicano, chamado Santiago Muñiz, que é o personagem central do filme. Assim como grande parte dos jovens, ele nutre o sonho de se tornar um jogador profissional e alcançar a glória que o esporte pode proporcionar.

Santiago embarca em uma busca incessante do seu sonho todos os dias. Até que um dia, já nos Estados Unidos com a família, depois de cruzar ilegalmente a fronteira do México, Santiago é observado jogando por um olheiro, que o leva para um teste no Newcastle, da Inglaterra, que transformou a trajetória do jogador.

Vale a pensa conferir a busca de Santiago pelo seu sonho de viver do futebol.

4 – Pelé (2011)

Agora, adentrando as histórias do futebol brasileiro, não poderíamos deixar de mencionar este documentário do nosso eterno Rei do Futebol, lançado em 2021. A produção já foi um verdadeiro sucesso desde a sua estreia, afinal, retrata a história do maior jogador de futebol de todos os tempos, trazendo imagens e entrevistas exclusivas, além de várias revelações sobre o surgimento do nosso Rei do Futebol.

O documentário está disponível na Netflix e, com certeza, vai mexer com a sua emoção!

5 – Hooligans (2005)

Um dos times com uma das torcidas mais fanáticas do mundo, este filme nos conta a história dos Hooligans, conhecidos pela sua paixão e agressividade dos torcedores do West Ham, time inglês que tem base em East End, região leste de Londres.

Com foco em mostrar como funciona o universo violento dos torcedores, o filme agrada principalmente aqueles que enxergam com naturalidade a violência no esporte.

6 – Boleiros – Era Uma Vez o Futebol (1998)

“Minha senhora, a senhora não sabe o que é um Palmeiras x Corinthians”, será que você já ouviu essa frase? Se é das gerações que nasceram antes do anos 90, é palmeirense ou corintiano, é possível que sim.

Essa é uma frase do filme, mais precisamente de Lima Duarte para Marisa Orth, que entrou para a história do cinema nacional e também para a memória de corintianos e palmeirenses.

Muitos críticos consideram este filme a grande obra-prima do cinema sobre futebol. Vários ex-jogadores se misturam com atores para narrar histórias e viver personagens históricos do mundo da bola. Uma obra indispensável para os amantes do futebol.

7 – Heleno (2012)

Apesar de ser um filme sobre um jogador do nosso rival, este é filme nacional que merece estar na lista.

Heleno foi um ídolo do Botafogo nos anos 40. O jogador foi um dos primórdios na arte do futebol, contudo, vivia uma segunda vida fora dos campos, tendo problemas com a vida boêmia do Rio de Janeiro. O filme conta com Rodrigo Santoro como Heleno, e o curioso é que o ator precisou aprender a jogar para interpretar o personagem, já que nunca tivera habilidade com a bola nos pés.

Um excelente filme nacional, que merece entrar na lista de produções para fãs do futebol e do cinema!

8 – Pulmão da Arquibancada (2013)

Claro, que como um blog da Espaço Rubro-Negro, não poderíamos deixar de incluir filmes do nosso Mengão nesta lista!

O documentário “Pulmão da Arquibancada” retrata a trajetória da Raça Rubro-Negra, uma das torcidas organizadas do Flamengo mais fanáticas do Brasil. A história contada começa na sua fundação da organizada em 77 e vai até o hexacampeonato brasileiro no ano de 2009.

Com Pedro Krüger e Marcel Costa na direção, a produção conta com depoimentos de jogadores que passaram pelo clube, que você pode conferir na Amazon Prime Video.

9 – Zico: O Filme da Vida do Ídolo (2003)

Este documentário, produzido pela Diler & Associados e com Eliseu Ewald na direção, aborda a vida e a carreira de um dos maiores ídolos da história do Flamengo e também do Brasil, Arthur Antunes Coimbra, o nosso Zico, o nosso galinho de quintino. As cenas misturam imagens reais com atuações de trechos da vida do jogador, que é vivido pelo ator Cláudio Fontana.

E o melhor é que você pode assistir ao documentário completo no YouTube. Aproveite!

10 – Até o fim

Este é mais um documentário indispensável a todos os flamenguistas. Afinal, “Até o fim” retrata em cinco episódios emocionantes, os bastidores com cenas inéditas da nossa campanha que nos levou até o inesquecível título da Libertadores de 2019.

O filme conta com entrevistas exclusivas dos atletas do elenco e também do treinador que fez o maior sucesso aqui no Brasil, o Mister Jorge Jesus. O documentário foi produzido e está disponível na Globoplay.

Você não vai querer perder nenhum minuto deste documentário!

E aí, gostou da nossa lista? Confira muitos outros posts aqui no blog da Espaço Rubro Negro e confira muito mais sobre as histórias e conquistas do nosso Mengão!

Tipos de chuteiras: modelos mais usados no mundo do futebol!
Conheça o Ninho do Urubu: o centro de treinamento do Mengão
Todos os mascotes do Flamengo desde a fundação do clube!
O estádio do Flamengo existe? Entenda tudo sobre a Gávea!