O Fla Basquete tem dado o que falar nos campeonatos, como sempre fez desde o seu surgimento. São tantos atletas habilidosos e uma caminhada de sucesso que, quem ama o esporte, fica com a garganta fechada de emoção e orgulho.
Quem é torcedor fiel do Flamengo, curte muito além do time de futebol. Nossos jogadores não mandam bem apenas no campo, mas na quadra também! Com uma história cheia de vitórias e muito amor pelo manto rubro negro, não poderíamos deixar de apresentar o Fla basquete em nosso blog!
No post de hoje, mostraremos a história de como o time surgiu, suas dificuldades e vitórias até o tempo atual, coisas que todo bom torcedor rubro negro deve saber. Vem com a gente para conhecer um dos maiores campeões do basquete brasileiro!
A história do Fla Basquete: saiba como o time foi consolidado
O basquete Flamengo surgiu em 1919 com a vitória do Campeonato da Cidade do Rio de Janeiro, o primeiro organizado no Brasil, pela Liga Metropolitana de Desportos Terrestres, mesmo que o título não seja oficial pela FBERJ, a Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro.
Assim, mesmo com a vitória, o Fla só foi considerado vencedor na fase amadora em 1932 e por ser tricampeão do Campeonato Carioca profissional. Ainda nesse meio tempo, o time conseguiu vencer um brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos (CDB). Porém, mais uma vez, foi desconsiderado como campeão, já que a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) não considerava os jogos porque eles eram realizados por ligas amadoras.
Com as competições passando, o técnico Togo Renan Soares, mais conhecido como Kanela, chegou e transformou toda a história do time, revolucionando-o e o tornando bicampeão estadual em 1948 e 1949. Dois anos depois, com a entrada do presidente Gilberto Cardoso, a equipe alavancou ainda mais e começou a sua era de ouro.
Conquistas do Fla Basquete em campeonatos
Com vitórias do ano de 51 até 60, a equipe ficou consagrada, tornando-se decacampeã carioca. Em todo esse tempo, o Flamengo basquete conseguiu 193 vitórias e um número ínfimo de derrotas, apenas quatro.
É claro que isso foi todo um trabalho em conjunto, tanto de sua comissão técnica quanto dos craques que jogavam na época, nomes grandes para a história do rubro negro, como Alfredo, Algodão, Fernando Brodró, Gedeão, Godinho, Guguta, Mário Jorge e muitos outros!
Nesse meio tempo, o Mengão garantiu o pioneirismo brasileiro em um campeonato internacional masculino, com vitória em primeiro lugar, realizado em 53 no Chile, o Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões de Basquete.
Foi a partir de 2008 que o time realmente começou a ganhar mais destaque entre as competições, vencendo o Campeonato Brasileiro, assim como a Liga Sul-Americana de Basquete. Nessa época, Marcelinho Machado era o jogador mais valioso.
Em 2012-13, o Mengão retomou o título de campeão brasileiro, e, em 2014, venceu a Liga das Américas. E como se não bastasse, o time conseguiu a maior honra do esporte, tornou-se vencedor do Mundial de Clubes, igualando-se ao Barcelona e ao Real Madrid, que eram os únicos times que haviam conquistado um título mundial tanto no basquete quanto no futebol.
Já no NBB de 2015-16, o Mengão se tornou hexa do Campeonato Brasileiro, incrível, não é?! Além disso, em 2018, ganhou a primeira edição da Copa Super 8. No ano do centenário do basquete Flamengo, em 2019, a equipe conquistou o 6º NBB, totalizando sete títulos do Campeonato Brasileiro.
É uma tradição de vitórias sem igual, o Mengão dando orgulho não só no futebol, mas nesse esporte tão dinâmico, disputado e habilidoso como o basquete.
O time atual: craques que dão muito orgulho!
Com essa trajetória cheia de muitas conquistas, não seria diferente que o time já começaria o ano com o pé direito, não é? Sendo destaque no NBB, dois jogadores estão dominando o ranking, mostrando que o Mengo não está para brincadeira!
O camisa 11 Marquinhos, carregando a Ala, está em 2º lugar no ranking de maiores cestinhas do campeonato, ainda garantindo um bom lugar no top 10 de assistências. Já Olivinha, o camisa 16, tem o primeiro lugar do ranking de maiores jogadores da equipe, tendo essa colocação nas cestas de 2 pontos e sendo o 4º maior do campeonato.
E pensou que tinha acabado? Não! O time rubro-negro está em destaque no ranking da NBB. Rafael Mineiro tem um alto número de tocos e o 7º melhor jogador na modalidade. Esses caras mostram que usam a camisa Fla Basquete com orgulho!
O Mengão conta com muitos craques, como Yago, Franco Balbi, Jhonatan Luz, Luciano González, Ruan, Rafael Rachel, Luke Martinez, Rafael Hettsheimeir, Matheus Maciel e Léo Demétrio. Homens que contribuem para que os jogos tenham os melhores resultados.
Ao comando de Gustavo Conti, de Fernando Pereira e de Rodrigo Alves, além de todo o outro pessoal da comissão técnica, o time está voando!
Podemos esperar sempre os melhores resultados do time. É muito satisfatório e símbolo de orgulho saber que ele, desde o seu surgimento, continua trazendo alegria para os torcedores do Mengão. Em campo ou quadra, a equipe rubro negra é uma das melhores!
E aí, gostou de conhecer e saber um pouco mais sobre o outro lado do Mengo? Um torcedor fiel de um dos maiores times do Brasil precisa estar sempre a par de toda a carreira dele. Combinado?
Para saber sempre mais do Flamengo, não deixe de acompanhar nosso blog, os conteúdos são incríveis e vão aumentar ainda mais sua paixão pelo Manto!