Flamengo feminino: história, conquistas e elenco atual

O time feminino do Flamengo foi criado em 2011, mas isso aconteceu depois de 4 anos que a equipe não tinha dado continuidade aos jogos e treinos, ou seja, por muito tempo o time ficou parado. Tudo começou por meio de uma parceria com a Marinha do Brasil enquanto o Mengão ainda estava na gestão de Eduardo Bandeira de Mello.

As jogadoras estavam usando o manto do Mengão, mas ainda pertenciam a Marinha. Foi nos anos 1995 até 2001 que o Flamengo estava no Campeonato Carioca, mas enquanto esse passo da história do time acontecia, os títulos não vierem, o que acabou resultando no desmantelamento da equipe em meados de 2002.

Conseguiram um título em um campeonato que teve apenas uma edição, o Torneio de Rio das Ostras, realizado em 1999, mas não deram continuidade, fora isso o time feminino não alcançou outras vitórias.

2011: Criação Oficial do Time Feminino do Flamengo

Mesmo que o Flamengo já estivesse jogando desde 1995, só foi ter uma parceria formada com a prefeitura de Guarujá para lançar o time em 2011, com o treinador Kleiton Lima. E daí em diante, nosso Mengo Feminino não nos decepcionou.

A equipe Rubro Negra treinava no litoral do Guarujá em São Paulo, e já contava com 20 atletas renomadas como a Thaisinha que estava na seleção brasileira, e juntamente com nossa goleira Thaís, Vivi, Ketlen e Joicinha também estavam marcando essa era.

Flamengo 2015: Campeonato Carioca Feminino

Depois de alguns anos participando de jogos e treinando arduamente, as meninas do Flamengo estavam se preparando para participar do Campeonato Carioca Feminino, que estava em sua 24° edição. De 1997 até 2000 o Flamengo havia ganhado apenas como vice campeão do Campeonato Carioca, porém obteve essa vitória 3 vezes.

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro organizou a competição que dava à equipe campeã a garantia de uma vaga na Copa do Brasil em 2016.

O campeonato tinha como participantes as equipes de Bangu, Barcelona, Búzios, Duque de Caxias, Karanba e nosso querido Flamengo. Na primeira fase, nosso time de orgulho nos deu ainda mais esperanças para um triunfo da equipe após chegar a final com o Barcelona.

Com a energia única da maior torcida do mundo, e o time que estava preparadíssimo, o Mengo disparou goleando o Barcelona com 3×0. Assim conquistou o primeiro título como campeão do Campeonato Carioca de Futebol Feminino de 2015.

Seguindo com os títulos

Depois de terem mostrado ao país para que vieram, o Flamengo começou a vencer outros campeonatos. Contavam com a conquista de 2015 no Campeonato Carioca e depois levaram a vitória dos outros 4 anos, se tornando pentacampeão!

No dia 18 de setembro de 2016, o time conquistava mais um vitória, e foi contra o Vasco no Campeonato Estadual, o time então se tornou bicampeão, fazendo com que no mesmo ano conseguissem o primeiro troféu nacional contra o Rio Preto, que era campeão do ano anterior no Campeonato Brasileiro.

Com essa conquista, o Flamengo foi o primeiro clube de outro Estado, que até então havia apenas vitórias de São Paulo a conquistar o Campeonato Brasileiro.

Em 2017 o Flamengo/Marinha realizou a maior goleada do Campeonato Carioca com 18 gols à 0 do Barcelona-RJ, que pela falta de jogadoras da outra equipe, o jogo se encerrou no primeiro tempo. Enfrentando o Duque de Caxias na final do Campeonato Carioca de 2017, o Mengo levou fazendo 10×3 contra o adversário.

Após essas conquistas históricas o Rubro Negro levou mais 3 títulos se tornando pentacampeão do Campeonato Carioca Feminino e 1 Taça Guanabara em 2020. História e resultados é com o Mengo que também conta com uma equipe extraordinária.

Elenco 2021 do Flamengo Feminino

Comandado pela comissão técnica liderada por Ricardo Costa Abrantes Junior, o atual técnico da seleção, Saulo de Almeida Silva é o preparador físico e Bruno Senos Queiroz Gomes massagista, atualmente o elenco do Mengo Feminino conta com os seguintes grandes nomes:

Goleiras: Kaká, Tainá, Gabi Croco

Agora quando o assunto é defesa, nós temos as zagueiras Renata e Karen, Lateral Direito Raquel Santiago e no Lateral Esquerdo Dantas e Sorriso. Enquanto Edna, Carol Matos e Camila ocupam o Volante, Ana Carla, Jayanne, Kelly, Samhia, Bruna Rosa e Carlinha estão no Meio-Campo. No ataque o time tem em destaque Michele Carioca, Flávia, Annaysa, Aryane, Rafa Barros e Lu Meireles.

Time Lendário: as meninas do Mengão!

Nosso Rubro Negro está em todos os cantos, e as jogadoras do time feminino do Flamengo deixam marcos históricos para o time, conquistando cada vez mais espaços. A vice liderança do Ranking da CBF de futebol feminino é do Flamengo que ocupa o 2° lugar na posição alcançando já 9800 pontos.

Tantos recordes e nomes tão marcantes do nosso time, não podem passar batido não é mesmo? O nosso amor pelo Rubro Negro ultrapassa fronteiras que nossa torcida tem orgulho de se unir em todos os jogos que o nome do Mengo está! Que valorizemos cada vez mais o time feminino do Mengão e saibamos da importância dessa seleção para nossa história!

Conheça o Ninho do Urubu: o centro de treinamento do Mengão
Todos os mascotes do Flamengo desde a fundação do clube!
O estádio do Flamengo existe? Entenda tudo sobre a Gávea!
Todas as camisas do flamengo: para recordar