Flamengo sub-20: tudo sobre o time de base

O Flamengo possui representantes nos games com o LOL, o time feminino também traz cada vez mais orgulho para o Rubro Negro, não podemos deixar de falar do time de basquete do Mengo, o qual é composto por um elenco incrível. Além desses outros esportes, no futebol, o Flamengo Sub-20 veio para preparar ainda mais os jovens que têm um sonho em um dia se tornar titulares, e com os resultados que essa equipe vem trazendo fica ainda mais clara essa capacidade influente que eles já possuem.

Sabendo da importância do Sub-20 e dos títulos que alcançaram até hoje, a Espaço Rubro Negro trouxe algumas curiosidades sobre o time de base que completa o Sub-20 da Gávea. Deixaremos algumas informações para te ajudar a entender melhor como funciona e como podem influenciar diretamente no time oficial do Flamengo.

O que é o Sub-20?

O sub-20 é o time base dos clubes com jovens jogadores de 17 a 20 anos, que estão treinando, se desenvolvendo e se mostrando para alcançar o time oficial de um clube. Cada campeonato e jogo são definidos como uma pontuação a mais no histórico dos jogadores e do time no geral. O campeonato sub-20 é disputado em 4 fases e um turno, na primeira fase, segue-se o modelo de pontos corridos e vão para as quartas-de-final os 8 clubes que se classificarem primeiro.

O “mata-mata”, ou seja, a eliminação, acontece na segunda fase das quartas-de-final e assim os classificados são selecionados para a próxima fase, terminando com a final, que é na quarta fase. O time que vencer a quarta fase é o campeão.

Em caso de empate, são considerados outros critérios, como número de vitórias, gols marcados no campeonato, número dos cartões amarelos e vermelhos também definem essa classificação. Mas também pode acontecer um sorteio, portanto as regras vão depender das circunstâncias do time.

O time é importante para manter os melhores jogadores para continuarem representando o Flamengo: experiência deles faz com que o time principal do Flamingo receba jogadores aptos desde a base para continuarem levando nosso nome para o mundo. Por isso é tão importante essa e as gerações passadas estarem em constante foco nos jogos, e o papel da maior torcida do mundo é apoiar os jovens que estão no caminho do sucesso no Rubro Negro!

Quantos títulos o Flamengo tem no Sub-20?

O Flamengo possui um título com o Sub-20, as partidas sediadas pela Confederação Brasileira de Futebol já acontece há 6 edições e o Mengo foi campeão da quinta, que aconteceu em 2019. No ano em que o Flamengo recebeu diversos títulos também premiou a categoria sub-20, que ganhou em primeiro lugar.

Em 2015 e 2020, o time ficou em 4° lugar e, em 2018, alcançou a terceira posição do campeonato. Em todas as partidas, a dedicação foi surpreendente e até agora continuam com a mesma garra e força de vontade que os fãs do Mengo já conhecem.

Elenco Sub-20 do Flamengo

O atual elenco do Flamengo Sub-20 conta com 50 jogadores, entre eles está o goleiro João Fernando de 20 anos, o defensor Otávio de 20, meia Yuri Oliveira de 21 anos e o atacante de 20 anos, Weverton. Cada um dá o máximo de si nos jogos para conseguir alcançar os títulos, que animam ainda mais esses jovens, futuros do nosso futebol brasileiro e, claro, a torcida fica sempre vibrando e pedindo mais!

Segue alguns nomes da equipe atual do Mengo Sub-20:

Goleiro

  • João Fernando de 21 anos.

Defensores

  • Otávio, 20;
  • Gabriel Noga, 20;
  • Diegão, 19;
  • Jhonata Aguiar, 20;
  • Matheuzinho, 22.

Meias

  • Lucas Gabriel, 21;
  • João Gomes, 21;
  • Yuri Oliveira, 21.

Atacantes

  • Carlos Silva, 20;
  • Ryan Luka, 19;
  • Weverton, 20
  • Wiverson de Oliveira, 19.

Treinador

  • Fábio Matias, 41.

Quem saiu do Sub-20 e foi para o titular?

Assim como dissemos anteriormente, o time de base do Flamengo é o investimento das novas gerações do futebol e mais de 20 jovens receberam chances na temporada. Rodrigo Muniz, com 20 anos, já está no Top 5 de melhores jogadores do Brasileirão e foi vendido ao Fulham, da Inglaterra. Ele foi muito disputado internacionalmente e começou sua jornada no Sub-20 do Fla.

Não só ele, mas outros nomes já estão conseguindo ser as promessas da base do Flamengo, e isso acontece na soma dos títulos e conquistas desde o sub-17 até o sub-20. Atuando profissionalmente, esses jovens recebem oportunidades que mudam por completo suas vidas e se preparam para jogar por todo o mundo, inclusive em nosso Rubro Negro.

Gerando essas diversas oportunidades e trazendo ainda mais títulos para nosso Mengo, o Sub-20 é uma etapa fundamental no futebol brasileiro que faz com que muitos jovens encontrem e alcancem o sonho de serem jogadores profissionais. Rodando o mundo, diversos flamenguistas conseguiram títulos e prêmios internacionais começando nos Subs!

Aproveite para conhecer ou relembrar os recordes do Mengo e alimentar ainda mais sua paixão pelo time que nos enche de orgulho! Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Até a próxima!

Jogador do Flamengo: conheça o elenco atual
Ídolos do Flamengo: 10 nomes que ficaram para a história