Fluminense x Flamengo: história, jogos e resultados

“Espetáculo maior do que esse não há. Um Fla-Flu decisivo […] O delírio de 200.000 espectadores”, assim definiu Cid Moreira ao narrar a final do Campeonato Carioca de 1969 no Maracanã.

Na arquibancada, o grito estridente e energético de duas torcidas em embate gerava o ar pesado e grave de uma das maiores disputas entre o Flamengo e o Fluminense de todos os tempos. Eram 171.599 pagantes dentro do estádio, que assistiam a bola rolar em uma espera ansiosa dos 90 minutos de pura adrenalina e bom futebol.

Uma disputa acirrada que fez o público acompanhar cada movimento dos craques em cena. O primeiro gol de Wilton do Fluminense levou a torcida tricolor ao delírio, mas o empate chegou rápido com o gol de fora da área de Liminha. Entre ansiedade e duas torcidas alvoroçadas, Cláudio marca o segundo gol tricolor, enquanto Dominguez atravessava o campo para reclamar com o juiz da ilegalidade do lance.

Com a expulsão do quíper Rubro Negro, o Flamengo passou a contar com uma desvantagem, tendo que adentrar o segundo tempo com jogadas mais ofensivas e estratégicas.

A cabeçada de Dionísio lançava a pelota para dentro do gol, balançando não só as redes, mas a esperança do Mengão de ganhar a disputa e as expectativas do tricolor de alcançar o título. Nada estava decidido, o destino estava por fazer, sendo escrito por Flávio, camisa 34 do Flu, atirando cirurgicamente no canto. Completava 92 minutos de partida e ele entregava ao tricolor o título de Campeão Carioca de 69.

Essa foi sem dúvidas uma das maiores disputas Fla-Flu, responsável por consolidar ainda mais os laços acirrados entre os dois gigantes e, claro, das duas torcidas. Aliás, em se tratando de público, a chave Flamengo x Fluminense bate o recorde mundial de partidas de clubes, levando o Fla-Flu a adquirir a honraria de patrimônio imaterial do Rio de Janeiro.

São 159 vitórias do Flamengo, 133 vitórias do Fluminense e 139 empates que marcam 431 partidas e, claro, a relação Fla-Flu na história futebolística. Um pouco mais dessa história você confere no post de hoje.

 

O nascer da rivalidade

Não sabemos ao certo o que fez do Fla-Flu um clássico tão charmoso, conforme alcunharam muitos especialistas do futebol. Mas, sabemos que “O Clássico das Multidões” – como ficou imortalizado na história do futebol brasileiro por Mário Filho – é capaz de deixar todo torcedor apaixonado à espreita do bom futebol.

Muito nos agrada as especulações teóricas do grande escritor Nelson Rodrigues, segundo o qual a disputa entre gigantes teria sido propulsionada pelo ressentimento. De um lado, o fato de alguns jogadores tricolores terem mudado literalmente de time, passando para o lado da equipe rubro-negra, por outro, pelo Fluminense ter saído vitorioso na primeira disputa, o que teria sido o suficiente para agitar o clássico.

A verdade é que Fla-Flu nos lembra muito a história de dois amigos de infância que, por um desentendimento, deixaram de se falar. Afinal, ambos campos do Clube de Regatas e do Fluminense Football Clubs, floresceram no bairro carioca de Laranjeiras, no ano de 1910. Em ruas distintas, mas próximas, o que talvez tenha contribuído para o embate.

 

Alguns dos maiores Fla-Flu da história

Se voltarmos ao passado, nas origens do Fla-Flu, encontraremos o ano de 1912. Nele, o dia 7 de julho entraria como um grande marco histórico do futebol. Mesmo com a passagem dos “desertores tricolores” para o Mengão, o Fluminense ganhou por 3 x 2 em uma disputa alegre, com muita torcida e grandes imprevistos.

Já em 1919, a vitória parecia estar nas mãos do Mengo, que iria fechar o jogo com um placar de 2×1, em uma disputa extremamente polêmica, considerando que o pênalti contra o Flu deu o que falar. O lance foi cobrado 3 vezes a pedido do árbitro R. Davies, até que os torcedores acabaram invadindo o gramado, levando à anulação da primeira partida do Campeonato Carioca, devido a paralisação do jogo por 7 minutos.

Nesse ar de imprevistos e rivalidade já temos um ambiente propício para elencar os maiores Fla-Flu, confira aí:

Campeonato Carioca de 1941 – Fla-Flu da Lagoa

Essa foi sem dúvida uma disputa polêmica e inusitada. Em uma partida acirrada, o Fluminense buscava o empate, mas já apresentava uma visível vantagem com 2 gols em cima do Mengão, que renasceu das cinzas com um empate decisivo.

Dizem que para manter o empate, enquanto o tempo de partida passava, os tricolores em uma medida desesperada e no mínimo inusitada começaram a chutar as bolas da partida na Lagoa Rodrigo de Freitas perto do Estádio da Gávea freando as investidas do Flamengo.

Em resposta, o Mengo sugeriu que os remadores fossem gandulas para buscar as bolas na água, mas de nada adiantou e o Fluminense levou a vitória.

Torneio Municipal de 1945 – Goleada histórica

Em se tratando de goleada, o Fla mostrou para o que veio no Fla-Flu de 1945 em São Januário. Muito inspirado, Pirilo marcou presença com 4 gols para a equipe rubro-negra. Mas a goleada só ficou completa com os 2 gols de Tião e 1 gol de Adilson, conferindo grande vitória do Flamengo sobre o tricolor em um placar de 7×0.

Campeonato Carioca de 1962 – Disputa acirradíssima

Com 105.486 pagantes, o Campeonato Carioca de 62 apresentou um Fla-Flu épico encerrando a vitória do Mengão por 1×0 em cima do Fluminense. O interessante da disputa foi a classificação acirrada, afinal, o Botafogo levou o título com 39 pontos, enquanto o Fla quase chegou lá com 38 pontos e o tricolor ficou um pouco atrás com 36 pontos.

Campeonato Carioca de 1963  – Quebrando o jejum

Com o maior público pagante (177.656) nas arquibancadas do Maracanã, o Fla-Flu de 1963 foi histórico. A busca pelo empate trouxe a quebra do jejum e o retorno olímpico do Mengo, que levou a vitória com o heroísmo de Marcial, o goleiro da equipe, ao segurar as investidas ofensivas do tricolor.

Campeonato Carioca de 1969  – Chega de humildade

A partida que abriu o nosso post de hoje foi sem sombra de dúvidas uma das maiores disputas futebolísticas já presenciadas. Nelson Rodrigues, inclusive, afirmou sobre a partida: “no maior Fla-Flu de todos os tempos, o Tricolor conquistou a sua mais bela vitória”. Em uma partida acirrada e de muito nervosismo, após a expulsão do goleiro, foi Flávio quem decretou que a humildade acabava ali.

 

Taça Guanabara 1989 – Adeus em noite de gala

Talvez a partida mais emocionante para o Mengão, considerando que o galinho se despediu no último jogo oficial, deixando muita saudade e o seu nome na história do Flamengo. A vitória do Mengão por 5×0 em cima do tricolor fechou com chave de ouro o percurso de Zico no Fla, fazendo da noite de gala um ótimo momento para ser flamenguista.

Campeonato Carioca de 1995 – Gol de barriga pode, produção?

O Campeonato Carioca de 1995 foi um clássico de muita emoção e decisão. Além do duelo já sagrado pela história Fla-Flu, ambas equipes contavam com dois craques imponentes, de um lado Romário e de outro Renato Gaúcho.

Na época, o Mengão estava comemorando 100 anos e, contando com vários craques, não demorou muito para ganhar a frente de campo com 2 gols marcados. Mas Fla-Flu que não tem reviravoltas não é Fla-Flu! Contra a energia da torcida rubro-negra que já urrava a vitória e contabilizando 3 expulsões, o tricolor não se intimidou e Renato Gaúcho levou o Fluminense à vitória com um gol de barriga.

Campeonato Brasileiro de 2021 – Libertadores à vista

Embora o Mengão tenha assumido as ofensivas do primeiro tempo, no segundo tempo da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, só deu tricolor. Os gols de Luccas e Yago levaram o Fluminense a garantir a tão sonhada vaga na Libertadores em um placar de 2×1.

 

Curiosidades sobre o clássico futebolístico

Agora que já conferimos alguns dos principais jogos Fla-Flu, bora conferir as principais curiosidades sobre essa relação de rivalidade das equipes e que merecem o nosso destaque:

  1. Zico ficou marcado como maior artilheiro do clássico Fla-Flu, com 14 gols em jogos oficiais;
  2. Na série  “Greatest Football Rivalries” criada pelo iTunes em 2010, o Fla-Flu foi o único clássico do Brasil a ganhar um programa especial;
  3. A rivalidade das equipes pode ser acompanhada no documentário “Fla x Flu – 40 minutos antes do nada” produzido por Renato Terra, que conquistou o prêmio Troféu Redentor em 2013, por votação pública;
  4. Segundo um levantamento feito pela magazine France Football, em 2016, Fla-Flu é o 15º clássico mais emocionante do mundo;
  5. Sob a perspectiva do cenário mundial, o Flamengo e Fluminense foram considerados rivais pelo Barcelona em uma estratégia para a aprovação do estádio em 2014.

É, pessoal, a rivalidade entre Flamengo e  Fluminense é tão grande que já foi explorada e honrada mundo afora. Mas, conte-nos aí nos comentários: o que achou do nosso post de hoje? Como você vê essa rivalidade entre esses grandes clubes? Aliás, se achou que faltou alguma grande partida, deixe aí pra gente.

E se curtiu o post de hoje, não deixe de conferir as publicações aqui do nosso blog. Aqui temos páginas recheadas de muita história, emoção e disputas para honrar com excelência o nosso Mengão.

 

Até a próxima!

Tipos de chuteiras: modelos mais usados no mundo do futebol!
Conheça o Ninho do Urubu: o centro de treinamento do Mengão
Todos os mascotes do Flamengo desde a fundação do clube!
Filmes de futebol: os 10 melhores para maratonar!