Ídolos do Flamengo: 10 nomes que ficaram para a história

Quando falamos na história do Flamengo, é fato que foram os grandes craques e os times como um todo que fizeram acontecer, certo? Nomes gigantes que tornaram o que nosso time é hoje e que o direcionam para um futuro ainda mais repleto de vitórias. Esses ídolos do Flamengo têm uma história de conquistas, muita garra e determinação que os consagraram dentro do time.

Ora, se não fosse por eles e todo o apoio que receberam do time, que os impulsionou a crescer ainda mais no futebol, o Flamengo não seria uma das maiores equipes de futebol do Brasil. Esses jogadores brilharam em jogos históricos do Flamengo e em partidas mais comuns, seja com vitórias ou derrotas, e não deixaram de se dedicar.

Vamos conhecer um pouco deles, selecionamos 10 jogadores, confira:

1. Leônidas da Silva

Um dos jogadores que mais vestiu a camisa do Mengão e fez gols com ela. Em 149 jogos, o “Diamante Negro” alcançou a meta de 153 gols, dos quais alguns fizeram o Flamengo conquistar o Campeonato Carioca de 1939. Ele foi um dos responsáveis por ajudar o time a se reerguer depois de uma seca de 9 anos sem título. Em 1932, ele ficou reconhecido mundialmente por ser o inventor do “gol de bicicleta”, tornando-o sua marca de destaque. Pode-se afirmar que ele foi um gênio do futebol e marcou a história do Mengão.

Fotografia do jogador do Flamengo Leônidas da Silva em preto e branco

2. Dida

Antes da aparição do grande Zico, Dida era um dos maiores ídolos do Flamengo. Edivaldo Alves de Santa Rosa era meio campo, jogando em um time de Maceió, até que foi notado por membros do Fla. Depois disso, foi convidado para fazer um teste vestindo a camisa rubro-negra e passou com glória. Mesmo considerado franzino por muitos, ele fez a sua carreira no time, sendo uma peça-chave na conquista do tri campeonato estadual do Mengão. Ele era um dos ídolos do Zico, marcando 257 em todos os seus 364 jogos para o time.

Fotografia do jogador do Flamengo Dida em campo

3. Zico

Não podemos deixar de começar essa lista com um dos maiores nomes de todos os tempos do esporte rubro-negro. Arthur Antunes Coimbra é o nome do fera, também chamado, há muito, de “Galinho de Quintino”. É um dos ídolos mais venerados do Flamengo, o ex meio-campista ambidestro revolucionou o futebol na sua época, mostrando amor pelo esporte e pelo time.

Fotografia do jogador do Flamengo Zico em campo

Na sua carreira, fez 587 gols, por isso é o primeiro no ranking de jogadores que tem mais gols na história do clube. Além de ostentar um título de terceiro maior jogador brasileiro do século XX, assim como o quinto maior do continente Sul-Americano.

Ainda, ele tem um lugar especial no Hall da Fama da FIFA, ao lado de grandes nomes como Pelé, Didi e Garrincha. Pelo Mengão, ganhou uma Libertadores, uma Copa Intercontinental, além dos vários Campeonatos Brasileiros. Hoje, atua como técnico, e toda a sua carreira o faz inesquecível entre os torcedores do Mengão.

4. Júnior

O lateral ambidestro, conhecido como “O Maestro”, é o jogador que mais enfrentou partidas usando o manto do Flamengo, foram 876 jogos, com 76 gols. Ele ajudou o time a conseguir diversos títulos importantes. Ele é um dos grandes exemplos de ídolos do Flamengo, que mostrou muita bola no pé, paixão pelo time e vontade de vencer.

Fotografia do jogador do Flamengo Júnior comemorando em campo

5. Romário

O grande jogador tem uma carreira repleta de conquistas, tanto no Flamengo quanto na Seleção Brasileira, ostentando o título de um dos melhores jogadores de todos os tempos. Em 240 jogos pelo manto rubro-negro, o Baixinho fez 204 gols e foi essencial na vitória dos títulos do Flamengo de sua época, como os Campeonatos Carioca de 1996 e 1999, a Copa Mercosul de 99, a Copa Ouro Sul-Americana e a Copa dos Campeões Mundiais.

Fotografia do jogador do Flamengo Romário em campo

6. Nunes

João Batista Nunes de Oliveira, também conhecido como “Nunes” ou “Artilheiro das Decisões”, era aquele jogador que todo mundo contava nas partidas mais difíceis, quando a bola tinha que entrar no gol. Nos seus anos de glória no Flamengo, marcou 99 gols, sendo reconhecidos como uns dos mais importantes para o time, pois estava presente quando diversos títulos foram ganhados: Campeonato Carioca de 81, três Brasileirões, uma Libertadores da América e um Mundial Interclubes.

Fotografia do jogador do Flamengo Nunes em campo

7. Leandro

O famoso “Peixe Frito”, apaixonado pelo rubro-negro desde sempre, tem uma grande história no time. O lateral era incrível quando pisava em campo e há algumas pessoas que comparam a sua habilidade com a de Zico, ou dizem que ela era superior. Ele também esteve presente nas vitórias dos anos 80, conhecida como a Era Gloriosa do Flamengo, ajudando o time, junto com Nunes, a alcançar diversos títulos.

Fotografia do jogador do Flamengo Leandro em campo

8. Petkovic

Pet foi um dos jogadores que marcaram o time, em uma sucessão de vitórias e muita vontade de jogar, orgulhoso da camisa do Mengão. Vencedor dos Cariocas de 1999 a 2001, pelo time ele também conquistou o hexa brasileiro em 2009, após retornar. Juntamente com Adriano “Imperador”, a equipe brilhou no meio campo e o jogador sérvio entrou para a lista de ídolos do Flamengo.

Fotografia do jogador do Flamengo Petkovic em campo

9. Adriano

Adriano, chamado de “Imperador” na sua trajetória pelo Mengão. Jogando junto com Pet, estava presente na conquista do Tri Campeonato Carioca. Assim como seu colega de time, voltou em 2009 para a conquista do hexa Brasileiro do Mengão com os seus chutes potentes de esquerda. Em sua passagem pelo time, ele fez 46 gols e 13 assistências. É um ídolo mais recente, até hoje admirado.

Fotografia do jogador do Flamengo Adriano em campo

10. Gabigol

Gabriel, mais conhecido como “Gabigol” entrou no pódio dos ídolos do time por sua atuação incrível no ano de 2019, época de grandes vitórias para o Mengão. Formado no time de base do Santos, na Vila Belmiro, o jogador, depois de passar por times europeus e alguns brasileiros, veio para o Flamengo e conquistou rapidamente o seu lugar como um dos maiores do time de todos os tempos.

Fotografia do jogador do Flamengo Gabigol em campo

Depois da vitória pelo Campeonato Carioca, junto com todo o time, Gabigol venceu o Brasileirão, inspirando o Bordão “Hoje tem gol do Gabigol”. Além disso, ele se destacou na Libertadores, fazendo dois gols sobre o River Plate. Tudo isso foi realizado com 23 anos apenas e o jogador segue mostrando todo o seu talento.

Então, você, como torcedor rubro-negro, conhecia todos esses ídolos? Eles fizeram o Flamengo ser o que é hoje com muita raça, amor pelo manto e vontade de vencer. E quem sabe o que os próximos anos reservam para o time, não é? Outros jogadores grandes podem surgir.

Chegamos ao fim de mais um texto sobre a glória do Mengão. O que achou? Para saber mais sobre o melhor time do Brasil, continue nos acompanhando pelo blog. Até a próxima!

Flamengo sub-20: tudo sobre o time de base
Jogador do Flamengo: conheça o elenco atual
Nunes no Flamengo: a história do Artilheiro das Decisões
Zico e Flamengo: uma trajetória histórica