Jogos históricos do Flamengo: partidas que o Mengo brilhou

Jogos históricos do Flamengo: conheça partidas que o Mengão brilhou!

Já vimos aqui no blog o quão vitorioso é o nosso Mengão, não é? Com uma trajetória repleta de craques, muita raça e amor pelo futebol brasileiro, brilhamos em muitas partidas. Somos a raça rubro-negra, o time com a maior torcida do Brasil.

Hoje, a missão da Espaço Rubro Negro é apresentar os jogos históricos que entraram para a história do Mengão, consagrando-o em muitos campeonatos de muita raça, bola no pé e amor pelo futebol. Bora ver quais foram eles? Vem com a gente nesse post!

10 jogos históricos inesquecíveis do Flamengo: muita raça e vontade de vencer

Um bom torcedor rubro-negro deve conhecer, pelo menos, a história do Flamengo, certo? Suas vitórias mais marcantes, craques e as conquistas através de muito suor e bola no pé. Relembrar é sempre bom, além de proporcionar aquele sentimento nostálgico, é uma forma de demonstrar o amor e orgulho pelo time do coração.

Nosso Mengão teve muitas partidas e inúmeras vitórias, seja naquelas à base de muita raça ou quando os craques fizeram ainda mais história e consagraram suas carreiras. Separamos algumas delas para você relembrar ou conhecer, caso não saiba, confira:

1. Final do Campeonato Carioca de 1944

O Campeonato Carioca desse ano foi marcado com muitas vitórias do Flamengo. Nessa partida, o Flamengo jogava contra o Vasco no estádio da Gávea e, mesmo sem uma goleada, nosso time alcançou a vitória.

O jogo foi marcado por uma polêmica a respeito do gol, que o argentino Agustin Valido fez, isso porque ele não estava nas condições ideais para jogar, visto que entrou no campo com febre. Mas, de toda forma, o árbitro Guilherme Gomes considerou o gol válido, mesmo com os vascaínos pedindo falta pela disputa no alto de Valido com Argemiro, do time deles.

2. Final do Campeonato Carioca de 1955

Em mais uma final do Carioca, o Mengão estava jogando contra o América. Em uma final de 3 jogos, pode-se dizer que foi bem disputado. No primeiro, Flamengo venceu apenas por 1 a 0, mas, no segundo, o brilho foi do América, que fez uma goleada de 5 a 1. Mas como nosso time não desiste e o treinador Fleitas Solich foi bem estrategista, conseguimos vencer por 4 gols a 1, todos feitos por Dida.

3. Taça Rio do Campeonato Carioca de 1978

Com mais um Campeonato Carioca na lista dos jogos históricos, já que o Mengão é o maior campeão, não poderíamos deixar de fora mais uma vitória em cima do Vasco. No grande estádio do Maracanã, o jogo aconteceu bem na “Era de Ouro” do Flamengo, quando o time estava brilhando. Assim, o famoso “Deus da Raça”, Rondinelli, conseguiu cabecear a bola para dentro do gol, com o escanteio que Zico cobrou. Nem precisamos dizer que a torcida foi à loucura, não é?

4. Goleada no Campeonato Carioca de 1981

No grande Maracanã, nosso Mengão mostrou a que veio no jogo de 1981 contra o Botafogo. Já no primeiro tempo, o Fla não deu chances para o adversário, marcando 4 gols. Mas o que deu ainda mais orgulho foi a torcida, pedindo vingança contra o jogo de 1972, assim o rugido de “Queremos 6” ecoava por todo estádio, e os jogadores prontamente atenderam. No fim, o jogo ficou 6 a 0, e as estrelas da vez foram Adílio, Andrade, Lico e Zico, que fez 2 gols.

5. Final da Libertadores de 1981

O primeiro título intercontinental é inesquecível para a torcida rubro-negra no estádio uruguaio do Centenário. Nesse triangular, decidido contra Cobreola, a estrela Zico, mais uma vez, mostrou muita raça e bola no pé, fazendo os 2 gols que levaram o Fla à vitória. Esse ano foi um de muitas conquistas para nosso rubro-negro.

6. Final do Mundial Interclubes de 1981

Após a vitória da Taça Libertadores, o nosso Mengão conquistou o título mundial em uma goleada de 3 a 0 sobre o Liverpool, Nunes fazendo 2 deles e Adílio 1. Ainda, nesse jogo, Zico foi premiado como o “Melhor em Campo”, não poderíamos esperar nada menos de um dos grandes craques do Fla, não é? Assim, o Flamengo passou por cima do grande time britânico, mostrando como o futebol brasileiro era diferenciado.

7. Semifinal Copa União 1987

Contra o Atlético-MG, no Mineirão, nosso Mengão brilhou mais uma vez. O Galo estava a um passo de conseguir o campeonato de modo invicto, mas o nosso Fla acabou com esse sonho ao vencer o jogo por um lindo 3 a 2, cortesia de Bebeto, Renato Gaúcho e Zico.

A partida começou com a vantagem, que Bebeto e Zico garantiram, mas, no segundo tempo, o alvinegro reagiu depois do intervalo e empatou com o gol de Chiquinho e de Sérgio Araújo. O Mineirão estava uma loucura, ambas as torcidas na expectativa de que seus times saíssem vitoriosos, era ensurdecedor, mas Renato Gaúcho fez a sua parte para o time, garantindo o 3 gol que calou a torcida do Galo.

8. Final do Campeonato Carioca de 2001

Em campo, mais uma vez, contra o Vasco, no Maracanã, o Flamengo teve outro momento histórico. Mesmo quando o Mengão estava com 2 a 1 contra os vascaínos, a melhor ainda era do adversário. A partida estava chegando ao final e o Vasco da Gama e seus torcedores estavam confiantes da vitória.

Mas Petkovic não deixou se abater, fazendo uma cobrança perfeita de falta, fortalecida pela oração de Alessandro, a bola entrou no gol, tão alta que Helton, mesmo saltando, não conseguiu alcançar. É um jogo que fica na memória, tanto pela raça quanto pela habilidade do jogador.

9. Campeonato Brasileiro de 2011 – 12º rodada

Pulando para a história um pouco mais recente do nosso Mengão, temos um lindo jogo contra o Peixe, na casa deles. Nessa época, Neymar estava brilhando no Santos e Ronaldinho Gaúcho ostentava a camisa 10 do Fla. Foi uma partida disputadíssima, ambos os times estavam com sede de vitória, por isso, não poderia ficar de fora da lista de jogos históricos.

Tanto o Bruxo quanto Neymar estavam buscando a vitória por seus times, tanto que o Santos abriu o placar com 3 em 25 minutos de jogo. Mas o Mengo não deixaria barato, então, Ronaldinho e Thiago Neves fizeram questão de oferecer 2 para o time e, quase no fim do primeiro tempo, Deivid empatou.

O segundo tempo se iniciou e Neymar fez questão de fazer mais um gol para o Peixe, em pouco menos de cinco minutos de jogo. Mas, então, o Bruxo fez questão de marcar mais um, e quase chegando ao fim da partida, com cerca de dez minutos faltando, ele fez mais um, garantindo o quinto do Mengão e o levando a vitória. Quem assistiu sabe que foi memorável, não é?

10. Final da Libertadores de 2019

Mais uma vez temos o nosso Mengão brilhando no campeonato intercontinental. Contra River Plate, no estádio Monumental de Lima, o astro do ano Gabigol fez questão de fazer o seu nome e marcar ainda mais a história do time. No final do jogo, Gabigol fez questão de virar o placar, consagrando o Fla, mais uma vez, como campeão.

São tantos jogos históricos que o nosso time saiu vitorioso ou aclamado que fica difícil selecionar apenas 10. É sempre bom relembrar momentos de conquista, não é? Ainda mais quando falamos do nosso time do coração, do futebol brasileiro, que ainda dá o que falar.

A Espaço Rubro Negro está sempre disposta a aclamar o maior time do Brasil. Por isso, se você é um torcedor fiel, não deixe de nos acompanhar semanalmente. Até a próxima!

Flamengo e Santos: dias de goleada e últimos jogos
Títulos do Flamengo: todas as vitórias até hoje!