Maiores artilheiros do Flamengo: quem são? Saiba aqui!

Salve torcedor rubro-negro, curioso para mais um blog post cheio de novidades do mundo da bola?

O assunto de hoje é histórico, então se você já se pegou pensando “quem é o maior artilheiro do Flamengo na Libertadores?”, ou ainda “qual jogador mais garantiu com gols três tentos na tabela para o Mengão?”, temos a lhe dizer que você acaba de chegar até o post certo.

Já comece o aquecimento e esteja pronto para um conteúdo especial preparado pela Espaço Rubro Negro, pensado para aqueles que – assim como nós, acompanham tudo o que acontece dentro e fora das quatro linhas.

Prometemos seguir com a nossa qualidade “pique jogador” trazendo informações de deixar até o mais antenado torcedor de queixo caído.

Prepare a pipoca, garanta aqui o seu lugar e vem com a gente ganhar de goleada nas curiosidades sobre o time!

10. Índio

Muitos dos apaixonados por futebol já esperam chegar a um top10 dos maiores artilheiros do Flamengo com nomes que remetam aos jogadores contratados pelo clube na última década. Nós aqui da Espaço Rubro Negro iremos falar sobre eles – Gabigol, já deixamos aquele abraço! – mas se o assunto é mencionar aqueles que mais encaixaram a pelota onde a coruja dorme ao longo da história rubro-negra, siga de olho nesta lista.

Fotografia do artilheiro do flamengo Índio

Logo de início vamos falar sobre ele, o centroavante que trouxe 17 títulos para o Clube da Gávea: o paraibano Índio. O décimo colocado em nosso ranking contou com 214 jogos pelas nossas cores em 8 temporadas, entre os anos de 1949 a 1957, virando o marcador 140 gloriosas vezes!

Curioso para o próximo nome? Segue a resenha!

9. Zizinho

Eis que chega a hora de falarmos sobre o mestre Ziza, o nono nome entre os maiores artilheiros da História do Flamengo. Contando com 328 partidas vestindo a camisa rubro-negra, o meia armador de personalidade ofensiva marcou 146 vezes entre os anos 1939 e 1950.

Fotografia do artilheiro do flamengo Zizinho

Integrantes da velha guarda relatam sobre a velocidade que Zizinho imprimia ao estilo do jogo do Fla, fazendo sempre a torcida vibrar: literalmente um show de bola!

8. Leônidas

O oitavo lugar não apenas figura entre os maiores atletas brasileiros em campo, também conhecido como Diamante Negro, Leônidas é considerado um nome de respeito por torcedores ao redor do mundo.

Fotografia do artilheiro do flamengo Leônidas

Isso porque o consagrado marcou 151 gloriosas vezes vestindo o manto do Fla, em 149 jogos. Se você gosta dos números, já percebeu que ele garantiu a média expressiva de mais gols que vezes em campo: 1.03 por partida. Haja coração, torcedor rubro-negro!

7. Bebeto

O próximo nome da lista é ninguém menos que Bebeto. Se você acompanha programas e conteúdos do universo do futebol, seguramente já presenciou vídeos desse craque em campo. Jogando por 7 temporadas no Mengão, o artilheiro virou 149 vezes o marcador, em expressivas 307 partidas pelo clube da Gávea.

Fotografia do artilheiro do flamengo Bebeto

Um verdadeiro vencedor!

6. Jarbas

Esse momento é dele – dupla de ataque do nosso top 8 Leônidas, Jarbas, que 152 vezes virou o marcador para as cores rubro-negras e levantou nada menos que 14 canecos a favor do Mengão.

Fotografia do artilheiro do flamengo Jarbas

O artilheiro esteve no Flamengo entre os anos de 1933 e 1947, garantindo 381 partidas em sua carreira vitoriosa: só agradece!

5. Romário

Chegado o momento de falar sobre ele, o polêmico baixinho dos 1000 gols. No Flamengo, Romário acertou 204 vezes o alvo, contando com 240 partidas em 4 temporadas. Para tornar esses números ainda mais expressivos, trouxemos mais uma informação para deixar você ainda mais perplexo:

O camisa 11 garantiu 12 títulos para o Mengão, e entre eles, o Mundial de 1997: um real poeta em campo!

Fotografia do artilheiro do flamengo Romário

4. Pirillo

Eis que chega a vez de falarmos sobre ele, o maior artilheiro do campeonato carioca pelo Flamengo. Sylvio Pirillo virou 39 vezes o marcador só no ano de 1941, edição do torneio no Rio de Janeiro que, por ele, entrou para a História do Futebol Brasileiro.

Fotografia do artilheiro do flamengo Pirillo

O atleta completou 6 temporadas no Clube da Gávea, somando 207 gols nas 236 partidas que atuou: que pique, pai!

3. Henrique

Como bronze dos nossos maiores goleadores, chega a vez de falarmos sobre o camisa 8 Henrique Frade, quem levantou 17 canecos ao longo da História do Mengo.

Fotografia do artilheiro do flamengo Henrique

O centroavante marcou 213 gols nos 412 jogos que disputou no Fla, atuando em 9 gloriosas temporadas entre 1954 a 1963: nosso pódio e respeito para ele!

2. Dida

Nossa prata do top 3 dos maiores artilheiros do Flamengo garantiu 19 canecos para a Gávea e nada menos que uma Copa do Mundo pela Seleção Canarinho, em 1958 na Suécia.

Fotografia do artilheiro do flamengo Dida

Foi através de 357 disputas defendendo o escudo rubro-negro que o atacante parceiro de Henrique Frade garantiu expressivas 251 viradas do marcador: foi, foi, foi eeeele!

1. Zico

Para tudo o que você está fazendo agora porque chegou a hora de falarmos sobre nossa chuteira ouro, o maior goleador da História rubro-negra de todos os séculos: Zico, o camisa 10 campeão.

Arthur Antunes Coimbra é o nome da emoção, somando 9 temporadas pelo time, garantiu 507 vezes que a torcida fosse a loucura, iniciando sua trajetória em 1974 pelo Flamengo, que após atuação no futebol japonês, retornou para Gávea até o ano de 1989.

Fotografia do artilheiro do flamengo Fotografia do artilheiro do flamengo Zico

O galinho levantou 25 taças pelo Mengão – entre elas, um Mundial, Libertadores, Campeonatos Brasileiros e também Cariocas: toda honra ao rei!

Quem foram os maiores artilheiros da Libertadores no Flamengo?

A gente já falou dos artilheiros do time, mas também levantamos aqueles que mais marcaram com o manto rubro-negro na Libertadores, se liga na resenha:

  • Zico: 16 gols;
  • Gabigol: 11 gols;
  • Gaúcho 10 gols;
  • Tita: 10 gols;
  • Marcelinho Carioca: 7 gols;
  • Nunes: 7 gols;
  • Everton Ribeiro: 7 gols.

Quem foram os maiores artilheiros do Brasileirão no Flamengo?

No Brasileirão, também temos outros destaques até o momento:

  • Zico: 135 gols;
  • Bebeto: 41 gols;
  • Renato Abreu: 40 gols;
  • Romário: 37 gols;
  • Gabigol: 37 gols;
  • Nunes: 34 gols;
  • Petkovic: 31 gols;
  • Leo Moura: 29 gols.

Se você quer seguir por dentro do que acontece – e também do que já fez história no mundo da bola, confere o blog post de partidas que o Mengo brilhou e não deixe de acompanhar nossos conteúdos exclusivos toda semana! Até a próxima!

Conheça o Ninho do Urubu: o centro de treinamento do Mengão
Todos os mascotes do Flamengo desde a fundação do clube!
O estádio do Flamengo existe? Entenda tudo sobre a Gávea!
Todas as camisas do flamengo: para recordar