Museu do Flamengo na Gávea: a história do Mengão

Para a nação rubro-negra, os títulos do Mengão são relíquias e espólio de disputas conquistadas com muito suor e dedicação. Nada mais justo que todas essas vitórias e histórias tenham um lugar de destaque onde possam ser guardadas e conservadas, mas que ao mesmo tempo possam ser contempladas por nós, os torcedores fiéis do Fla.

E não é que temos um lugar de livre acesso para guardar as memórias de nosso Mengo e visitar sempre que bater aquela nostalgia e saudade? Na Gávea, temos hoje o Fla Memória, o grande Museu do Flamengo na Gávea que abriga o acervo de conquistas e história de nossos craques, possibilitando uma viagem no tempo para relembrar de jogos e jogadores que fizeram a diferença e permitiram o crescimento do Flamengo, como o conhecemos hoje .

E sabe o que é melhor? Você pode reunir a galera e ir até o Museu do Flamengo para um visita guiada, assim todos ficam sabendo ao mesmo tempo dos grandes feitos que a equipe da Gávea conquistou ao longo dos anos. Então, fique com a gente e descubra um pouco mais sobre as conquistas maravilhosas de nosso time rubro-negro.

O que encontrar no Museu do Flamengo

O museu do Flamengo foi estreado em 2011 e se destaca como uma exposição não só de títulos históricos, mas também de jogadores emblemáticos que participam de sua marca na história do clube. A visita arranca fortes emoções dos torcedores, considerando que encontramos um grande acervo de áudios, vídeos e imagens que nos levam de volta ao passado e nos fazem reviver momentos únicos.

Logo de início temos o contato com uma linha do tempo do Flamengo que arranca suspiros dos torcedores apaixonados. A começar pelo fato de que cada período apresenta imagens bastante emocionantes sobre o tema em questão, além de ser representado por um troféu de grande importância para a equipe. Aliás, o primeiro troféu que encontramos é a Jarra Tropon de 1900, com cerca de 120 anos de história, já imaginou?

Destacamos que, de 1912 a 1932, chegamos na história dos esportes terrestres, como o futebol e o basquete do Fla. As camisas papagaio vintém estão lá representadas em imagens para lá de emocionantes e ricas em detalhes. Seguidas, é claro, do amuleto da sorte do Fla: a camiseta cobra coral, junto à taça do Campeonato Carioca de 1914.

A sala dos campeões de 81

Logo após a finalização da linha do tempo, encontramos uma foto emblemática com o maior time oficial do Flamengo de todos os tempos. Configuração esta que remonta o campeonato mundial de 1981. Em seguida, somos convidados a conhecer o vestuário, no qual estão as camisetas de todos os jogadores do Flamengo da época, antes como manto, agora como verdadeiras relíquias históricas.

Dentro da sala ainda encontramos outras informações técnicas sobre o jogo, como o quadro dos titulares, o time reserva, o placar do jogo, os autores do gols e até os arbítrios que estavam presentes, sempre com imagens ilustrativas ao redor. Mas o que mais nos chama a atenção é o grande holograma do mestre Adílio se aquecendo para a partida, um grande spoiler do que está por vir.

Uniformes e taças importantes

Temos ainda uma sala com um grande gramado em que estão presentes diferentes uniformes que representam tanto o futebol quanto o basquete do Fla.

Mas não é só isso! Na simulação do campo ainda temos arquibancadas com troféus que renderam os títulos do Flamengo. Como o prêmio da Liga Sul Americana e os 6 troféus das NBBS, conquistados pelo time de basquete oficial. Além disso, mais do que os grandes títulos do time de futebol e basquete, temos ainda as taças dos esportes olímpicos nas arquibancadas, tais como: remo, natação, vôlei e até mesmo o polo aquático.

 Já no gramado encontramos duas taças muito importantes de campeonatos que entraram para a história do Flamengo, são elas: a taça da Libertadores e do Campeonato Brasileiro de 2019 – ambas protegidas por uma cúpula de vidro.

Mas, talvez você esteja se perguntando, se ambos títulos tão importantes do Fla podem ser encontrados no Museu, onde estaria a nossa taça do Mundial?

Se voltarmos os olhos pelas arquibancadas, novamente veremos que a nossa taça do Mundial Interclubes, a Toyota Cup e a taça da Libertadores de 81 estão juntinhas, sendo expostas ao lado dos títulos dos Campeonatos Carioca em que o nosso Flamengo saiu com merecidas vitórias.

Sala honrosa com quadros e caricaturas

Há ainda uma sala dos quadros, na qual ídolos, elencos e torcidas são homenageados. Logo quando entramos, já damos de cara com a caricatura de Adriano Imperador. Mas, por toda a extensão das paredes do recinto, encontramos outros diversos heróis do Fla.

E não estamos falando de protagonistas somente no futebol, viu? Temos estampado nas paredes do Fla Memória diversos personagens importantíssimos para todos os esportes olímpicos do clube, como os integrantes do Deca Campeonato de Remo de 1971-1980, as Fortalezas Voadoras do time de natação do Fla da década de 40, nossa Leila, grande representante do vôlei feminino, e Diego Hypolito lendário atleta da ginástica artística do Flamengo. Tudo isso em um único lugar, esperando pela sua presença.

Com tantos acervos de áudio, imagens históricas, emocionante linha do tempo e arquibancada de troféus fica quase difícil querer voltar para a casa depois de colocar os pés no Museu do Flamengo na Gávea.

 Se você gostou dessa rápida exposição e ficou curioso para fazer uma visita, saiba que o museu em questão funciona das 11h às 17hs de terça a domingo na sede da Gávea. Então, está esperando o que? Acesse o site do Flamengo e adquira o seu ingresso para o tour agendado.

E se gostou do post de hoje não deixe de percorrer pelas nossas demais publicações aqui do site. Muitas memórias históricas te esperam! Até mais.

Conheça o Ninho do Urubu: o centro de treinamento do Mengão
Todos os mascotes do Flamengo desde a fundação do clube!
O estádio do Flamengo existe? Entenda tudo sobre a Gávea!
Todas as camisas do flamengo: para recordar