Quantos mundiais o flamengo tem? Confira agora!

Quantos mundiais o flamengo tem? Confira agora!

O Flamengo tem histórias e títulos que ficarão eternamente na vida de cada torcedor e jogador, e um marco que mostra essa potência é o que responde à pergunta de hoje: quantos mundiais o Flamengo tem? Um, o Mundial de Clubes de 1981 – primeiro conquistado por um clube brasileiro em 20 anos. Essa conquista não acontecia com os times nacionais desde 1963, pelo Santos na época de ouro de Pelé.

O capitão Zico, eterno camisa 10 da Gávea, comandou a partida e o time derrotou o Liverpool com 3 a 0, vencendo o Mundial Interclubes no jogo que aconteceu em Tóquio, no Japão. A vibração brasileira foi gigantesca e todas as pessoas que acompanhavam de alguma forma o jogo se emocionaram com o poder do time e dos torcedores do país, mesmo do outro lado do mundo.

Hoje percebemos que, independente de onde o Mengo estiver jogando, a maior torcida do mundo estará sempre vibrando e se inspirando na lenda a espera de outras vitórias, assim como o próximo mundial. Essa conquista em 1981 foi uma das mais importantes para a historia do clube, uma vez que o time teve que enfrentar diversas barreiras para chegar até o Japão, entre outras complicações.

Nós da Espaço Rubro Negro separamos algumas curiosidades sobre a Mundial do Flamengo para você saber um pouco mais sobre e poder se apaixonar ainda mais pelo que nos motiva, esse time rubro-negro que vive em nossas almas e corações.

1981 e o Flamengo

1981, o ano em que a Gávea vivia em comemoração, desde o início da década de 1970, dava-se formação ao melhor Flamengo de todos os tempos. Foi nesse ano que o Fla acelerou e, em 36 dias, fez a história do Futebol Brasileiro tomar outros rumos.

Em 1972, no aniversário do time, o Botafogo goleou a gávea num jogo histórico por 6×0 – na época, Zico ainda era apenas torcedor e via seu time do coração ser derrotado, um acontecimento que teve fim 9 anos depois quando o Galinho de Quintino já vestia a camisa do Flamengo e usou como motivação o jogo de 72 para cravar o revanche de 6×0 no Botafogo, no dia 08 novembro de 1981.

Após essa partida, dava-se início aos seguintes 36 dias que foram uns dos mais marcantes para nosso Rubro Negro. Dois dias depois do jogo contra o Botafogo, o Mengo disparou marcando 6×1 contra o Americano de Campos pelo estadual, o que levou a primeira batalha pela América 6 dias depois.

Até 1981, apenas Santos e Cruzeiro haviam conquistado a Libertadores da América, e isso fez com que o Mengo tivesse ainda mais responsabilidade no jogo que estava por vir. No primeiro jogo da decisão para a libertadores, no dia 13/11/1981, o Mengo começou ganhando do Cobreloa com 2×1.

Flamengo e Fluminense se enfrentam no dia do aniversário rubro-negro, com vitória nossa por 3×1, que levou o time até a decisão da libertadores. Chegando em Santiago, contra o Cobreloa, 5 dias depois de ganhar do Fluminense, o Flamengo teve um episódio violento, em que o Uruguai e o Cobreloa atacaram o Mengo dentro e fora do campo.

Depois de vencer o rubro-negro, o time chileno enfrentou, no terceiro jogo, o Flamengo para a decisão final. A partida teve o protagonismo de Zico marcando 2×0 e levando a taça da Libertadores para o Brasil! O país recebeu o Flamengo com festa no aeroporto.

Morte de Cláudio Coutinho

Na preparação para mais um jogo, 48 horas após o desembarque do Uruguai, o Flamengo entra em campo ganhando de 5×1 contra o Volta Redonda. Mas algo que deixou o time desestabilizado no mesmo período foi a morte de Cláudio Coutinho. Um dos maiores técnicos do Flamengo, que ajudou a equipe de 81 a ter as maiores conquistas, teve sua vida interrompida devido a afogamento nas Ilhas Cagarras, no Rio de Janeiro. Ele ajudou na preparação do time para se tornar campeão mundial, mas infelizmente acabou não estando presente nessa conquista.

Flamengo conquista Mundial em 1981

Além de ter que superar a morte repentina do treinador Cláudio Coutinho, o time tinha que garantir o título estadual para chegar ao mundial. No dia 6/12/1981, o Flamengo vence o Vasco com 2 gols contra 1. O título mundial estava próximo e, chegando em Tóquio, o Rubro-Negro deu seu nome para uma das maiores conquistas da história.

Flamengo x Liverpool

O dia 13/12/1981 ficou registrado como aquele em que o Flamengo ganhou seu primeiro mundial. Na partida, a arquibancada contava com mais de 60 mil torcedores vibrando para o que estava por vir. A equipe contava com o técnico Paulo César Carpegiani e os jogadores Zico, Nunes, Júnior, Raul, Leandro, Marinho, Mozer, Andrade, Adílio, Tita e Lico. Na reserva estavam: Cantarele, Peu, Figueiredo, Baroninho e Nei Dias.

Nunes marcou o primeiro gol e assim começou a explosão de comemorações. Na primeira falta a favor do Flamengo, aos quase 40 minutos do 1° tempo, Zico bate a falta que acaba chegando a Nico. Ele passa para Adílio que marca o 2° gol da partida. Nunes finaliza o primeiro tempo marcando seu 2° gol, deixando o Flamengo com 3×0 sobre o Liverpool nessa partida marcante do primeiro Mundial do Flamengo.

A alegria que o time rubro-negro proporcionou ao Brasil nesse dia fez com que tivéssemos um Carnaval em dezembro, após a luta dos 36 dias que deram nome ao melhor Flamengo de todos os tempos. Com isso, encerramos esse post e agradecemos você, torcedor nato do Mengão, que acompanhou e vai acompanhar nossos outros conteúdos exclusivos. Agora vamos juntos na torcida para o 2° mundial!

Quantos brasileiros o Flamengo tem? Saiba isso e mais aqui!
Títulos do flamengo em 2019: saiba quantos e quais foram!