Recordes do Flamengo: do início aos títulos atuais!

Quando se fala do Flamengo, é fato que o clube fez história. Entre seus ilustres jogadores que viraram ídolos e todos os seus números conquistados, dizemos com confiança que o Mengão é um dos maiores times do futebol brasileiro. Em meio a essa trajetória repleta de conquistas, suor, lágrimas e títulos, a legião flamenguista apenas cresce.

Para relembrar todos os momentos que fizeram a nossa história e compartilhar a glória com os novos flamenguistas do pedaço, a Espaço Rubro Negro preparou este post com os recordes no Flamengo até o presente.

Os recordes de derrotas

Nenhuma conquista acontece sem alguns tropeços; antes de celebrarmos nossas vitórias, devemos reconhecer e aprender com as derrotas. No Brasileirão de 2015, o Mengão teve alguns jogos difíceis em sequência e totalizou 16 derrotas. Esse número tinha sido atingido antes em 2006, ano em que o formato atual de jogos foi adotado (20 clubes com pontos corridos).

Esse, porém, não foi o pior número que o nosso time obteve: em 2004, o Fla totalizou 18 derrotas em uma só edição do Brasileirão. Esse é o recorde de derrotas do time, mesmo que naquele ano o formato fosse diferente – eram 24 participantes e o número de jogos era, consequentemente, maior (46 antes e 38 desde 2006).

Para um time gigante como o Flamengo, seria impossível não ter esses contratempos em sua história. Nós que temos orgulho do Rubro Negro sabemos da importância que as derrotas têm para o crescimento do time. E é claro que o gosto de ter vencido tantas vezes mais supera qualquer derrota, então vamos relembrar as muitas conquistas do Mengão agora!

Os recordes de vitórias

Em 2019, o Flamengo comprovou sua evolução e garra, deixando todas as derrotas para trás: sob a orientação de Jorge Jesus, o time fez a história novamente e se tornou heptacampeão brasileiro. Dê uma olhada em tudo que conquistamos nesse ilustre ano, assim como os eventos que nos trouxeram até aqui:

Tricampeão carioca

O estádio Jornalista Mário Filho já é parte da história do Flamengo. Logo após sua construção, o time venceu os campeonatos estaduais de 1953, 1954 e 1955, fazendo do time Mais Querido o primeiro tricampeão carioca no Maracanã.

Recordes em gols e pontos

O tricampeonato de 1955 foi apenas o início da narrativa do Flamengo no Maracanã: em 2001, ele já estava obtendo seu quarto tricampeonato estadual. O Mengão também é responsável pela maior goleada da história do Maracanã: no Campeonato Carioca de 1956, pontuou 12 a 2 contra o São Cristóvão.

Seja em gols, pontuações ou resultados, os pontos que o Flamengo acumulou serão para sempre lembrados. Em 2019, com 90 dos 114 pontos totais, o Fla fez a melhor pontuação da história do Campeonato Brasileiro. A pontuação recorde anterior, desde a mudança para os 20 clubes, era de 81 pontos.

O melhor ataque do percurso dos pontos corridos, com 86 gols marcados (46 de Gabigol e Bruno Henrique), é mais um recorde do Fla, assim como o de vitórias do Brasileirão: costumavam ser 25, agora são 28. O recorde de menos derrotas em uma campanha (apenas 4) também foi igualado pelo Mengão.

Os recordes de pontos não acabam aí: no único turno completo sob a orientação do Mister Jesus, o Flamengo fez o melhor turno do Brasileirão, com 48 de 57 pontos disputados.
Quebrou também o recorde de melhor mandante – em 19 jogos, manteve-se invicto na sua casa, com 17 vitórias e 2 empates, resultando numa média de 3 gols por jogo.

Aproveitamento

Novamente, 2019 fazendo memórias para os flamenguistas: Mister e o time tiveram o maior e melhor aproveitamento (78%) da história do Brasileirão de pontos corridos.

Recorde de público

Em seus 19 jogos no Maracanã, o Flamengo teve um público médio de 58 mil pessoas a cada jogo, quase 20 mil a mais que o segundo colocado – um alô para a maior torcida do mundo!

Jogadores

O Flamengo é um dos times que mais gerou jogadores que viraram ídolos: como Zico e Gabigol, os que vestem o manto rubro-negro estão fadados a se destacar no universo do futebol.

O Maracanã, por exemplo, teve Zico como seu maior artilheiro. Nas 435 partidas que jogou no estádio, venceu impressionantes 333. Zico também é o jogador que mais pontuou em uma só partida, com 6 gols. Apesar desse legado excepcional deixado, outros representantes atuais do Mengão não desapontam: Gabigol marcou 25 gols no Brasileirão de 2019, outro grande recorde para a conta do time e do artilheiro.

Ah, só a título de curiosidade: o jogador que tem o recorde de mais tempo no Flamengo é o volante Willian Arão.

Libertadores e brasileirão

Agora, as nossas conquistas mais recentes: a vitória do Brasileirão e da Libertadores. Todo flamenguista sabe que 2019 será lembrado por todas as gerações futuras: foi o primeiro time, desde o Santos de Pelé, a conquistar essas duas vitórias no mesmo ano.

Mas o sucesso continua, 2020 foi a temporada mais vitoriosa do Flamengo, considerando títulos oficiais: foi campeão da Supercopa do Brasil, da Recopa Sul-Americana, do Estadual e do Brasileirão. Isso superou a Libertadores, o Brasileirão e o Carioca conquistados no ano anterior.

Gostou de relembrar todos os títulos e recordes do Flamengo? Para mais informações e posts sobre o Mengão, acompanhe nosso blog que sempre é atualizado com os melhores conteúdos para você. Até a próxima!

Tipos de chuteiras: modelos mais usados no mundo do futebol!
Conheça o Ninho do Urubu: o centro de treinamento do Mengão
Todos os mascotes do Flamengo desde a fundação do clube!
Filmes de futebol: os 10 melhores para maratonar!