Tipos de chuteiras: modelos mais usados no mundo do futebol!

Você sabia que mesmo servindo, basicamente, para as mesmas funções, as chuteiras possuem características diferentes? Essas distinções vão condizer com o piso em que acontecerá a partida. Independente se você vai jogar futebol só com os amigos ou até mesmo ir a uma competição, em todos os casos é importante escolher a chuteira certa, que disponibilizará os movimentos, performance e conforto adequados.

Se você está pensando em comprar uma chuteira nova, saiba que elas são tão importantes quanto o uniforme do time, por isso indicamos que acompanhe esse conteúdo para entender como cada uma age em cada terreno, e o quão benéfica ela será para cada caso, porque assim você compra a chuteira certa e ainda aproveita para conhecer a função de outros modelos.

Para que você tenha a chuteira ideal é necessário conhecer como cada uma funciona, certo? Vamos lá!

História das chuteiras

As chuteiras têm uma história muito interessante, isso porque no início elas não eram leves e confortáveis. Os primeiros modelos eram em formatos de botas, porém eles eram muito lisos e faziam os jogadores levarem diversos tombos durante as partidas. Uma outra característica dessas primeiras opções é o peso, que em algumas passavam de 1kg.

O cenário mudou em 1891 quando as travas foram adicionadas e o peso caiu para 500g, essas travas são as responsáveis por dar maior estabilidade ao jogador e impedir que eles caiam facilmente, como acontecia durante o uso dos primeiros modelos. Hoje encontramos diversas marcas com modelos completamente diferentes, que foram se modificando com os anos, inclusive no conforto, que é a característica principal que muitos jogadores buscam.

Tipos de chuteira

Entre cada uma das chuteiras disponíveis existem diferenças físicas no design, bem como diferenças na performance em cada campo e solo. Algumas opções contém travas, outras não, algumas são indicadas para o campo, outras para a quadra, enquanto alguns modelos também podem ser usados em futebol na terra.

Chuteira para campo

As características da chuteira para campo são definidas principalmente pelas travas. O corpo desse modelo é comum e não foge muito dos primeiros tipos inventados, porém são bem leves e resistentes Com cores e alguns detalhes do design que mudam sempre, a essência e o objetivo continuam os mesmos, tornando esse calçado o ideal para os jogadores de bola.

As chuteiras para campo possuem as travas alinhadas e bem posicionadas, isso porque elas possuem uma função importante, seja em partidas amadoras ou nos grandes estádios. Se o jogador estiver jogando com uma chuteira sem travas é muito mais fácil que ele escorregue em campo e perca o equilíbrio, enquanto com as travas isso não acontece, porque elas fixam no chão e proporcionam uma estabilidade eficiente.

Todo jogador de futebol sabe que dentro do campo é preciso ter altas velocidades e parar vez ou outra com a bola para driblar os adversários, e para que essas paradas sejam certeiras e você consiga ter ainda mais desenvolvimento em campo, você deve optar pela chuteira específica para campo.

Chuteira para futsal

A chuteira para futsal é necessária principalmente para quem está começando a treinar, e geralmente começa os treinos nas quadras de futsal. E existem chuteiras ideias para essa modalidade de esporte. As características não muda muito no formato e em alguns detalhes, entretanto não há travas, o que permite uma performance equilibrada na quadra.

Esses modelos não possuem travas porque elas são essenciais apenas para o campo com grama, já que são úteis para fixar melhor o pé no chão. Ps modelos lisos não escorregam e ainda são práticos, ótimos para a quadra.

Qual a melhor chuteira para jogar bola?

A melhor chuteira para jogar bola vai ser a adequada para o campo que estiver, assim como dissemos acima, as características delas ajudam para uma melhor performance em cada modalidade. Mas se você quiser jogar com a que te deixa mais confortável, vai ser sua escolha. Então indicamos que você teste até que encontre o modelo mais ideal para você ou siga conforme as características listadas aqui.

Qual o melhor tipo de chuteira para campo de terra?

As chuteiras para jogar em campo de terra podem ter as travas também, porém elas devem ser emborrachadas para deixar a fixação mais resistente e eficiente.

Para que serve cada tipo de chuteira?

Os jogadores da defesa, normalmente, costumam usar os modelos com 6 travas, isso porque o material que as compõe é resistente e eficiente para as paradas e arrancadas que cada jogador terá que realizar durante cada jogo.

No ataque ficam os jogadores da linha de frente, os modelos com 10 travas são ideias para essa posição, pois são maiores e deixam um toque mais ousado para firmar no solo com mobilidade e resistência. Nos jogos simples, com os amigos, em campos menores, as chuteiras com as travas pequenas são ideais.

Já nas quadras de futsal o modelo mais recomendado é o liso, com o solado ideal para não escorregar e dar sustentação durante a partida.

Agora que você conheceu cada chuteira e como cada uma atua nos diferentes campos está na hora de escolher a sua. Aproveite também para conferir nossos outros conteúdos, pois a Espaço Rubro Negro está sempre se atualizando com as melhores informações sobre o flamengo e os esportes no geral. Até a próxima!

Conheça o Ninho do Urubu: o centro de treinamento do Mengão
Todos os mascotes do Flamengo desde a fundação do clube!
Filmes de futebol: os 10 melhores para maratonar!
O estádio do Flamengo existe? Entenda tudo sobre a Gávea!