Títulos brasileiros do Flamengo: lista oficial de campeonatos ganhos

Início » Blog » História do clube » Títulos brasileiros do Flamengo: lista oficial de campeonatos ganhos

Que o nosso Flamengo é imbatível em vitórias, isso todo mundo já sabe: o Flamengo é o clube brasileiro com mais conquistas em todo o século XXI.

Mas você sabe exatamente quantos títulos brasileiros o Flamengo tem ao todo?

Para tirar essa dúvida e fazer um tour histórico por todas as glórias do nosso Mengo, a equipe da Espaço Rubro Negro preparou essa lista oficial de títulos brasileiros do Flamengo, cheia de vitórias e nostalgia.

Acompanhe abaixo e boa leitura!

Quantos títulos brasileiros o Flamengo tem?

O Flamengo tem 103 títulos brasileiros conquistados! Em todo o seu mais de um século de história, o Rubro Negro coleciona a seguinte lista:

  • 8 Campeonatos Brasileiros, em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020;
  • 37 títulos do Campeonato Carioca;
  • 23 vitórias de Taça Guanabara;
  • 10 Taça Rio;
  • 6 vitórias do Torneio Início do Campeonato Carioca;
  • 3 Copas do Brasil;
  • 2 Supercopa do Brasil;
  • 2 torneios Rio-São Paulo;
  • 2 Taça da Capital do Rio de Janeiro;
  • 1 Copa dos Campeões Regionais;
  • 1 Copa dos Campeões Mundiais;
  • 1 Taça dos Campeões Estaduais;
  • 1 Taça dos Campeões Brasileiros;
  • 1 Torneio do Povo;
  • 1 Copa Rio;
  • 1 Torneio Extra do Rio de Janeiro;
  • 1 Torneio Aberto do Rio de Janeiro;
  • 1 Torneio Relâmpago do Rio de Janeiro;
  • 1 Copa Record.

O time carioca ainda conta com mais de 20 títulos de torneios no exterior, além de 1 Mundial Interclubes, 2 Taça Libertadores da América, 1 Copa Mercosul, 1 Copa Ouro Sul-Americana (invicto nesta!) e 1 Recopa Sul-Americana.

Leia também: Quantos mundiais o Flamengo tem? Confira agora!

Conheça quais são os títulos brasileiros do Flamengo

Flamengo comemorando títulobrasileiro
Foto: Lucas Figueiredo/CBF | Conheça quais são os títulos brasileiros do Flamengo

Nosso Rubro Negro fica atrás apenas do Palmeiras no ranking de títulos brasileiros conquistados: são 13 títulos principais!

Já fizemos um post apenas sobre os títulos de Brasileirão já conquistados pelo Flamengo: um dos maiores clubes do Brasil! Clique aqui para conferir quantos brasileiros o Flamengo tem

Preparamos aqui a lista completa com alguns desses títulos para você relembrar, conhecer e se emocionar com as vitórias brasileiras do nosso time; confira!

Copa dos Campeões de 2001

Na época, o Flamengo estava sob o comando de Zagallo e já tinha a vantagem de 2 gols do jogo de ida.

Apesar de ter pedido para o São Paulo por 3×2 no jogo de volta da decisão, o placar agregado somou 7×6 para o Rubro Negro e garantiu a vitória para a nossa Nação.

Os jogos aconteceram nos dias 5 de junho e 11 de julho de 2001.

Campeonato Carioca de 2001

Vencendo seu principal rival, o Campeonato Carioca de 2001 foi vitória do Flamengo em cima do Vasco da Gama que, apesar de ter conquistado 2×1 no jogo de ida, perdeu de 3×1 no jogo de volta para o Mengão.

O artilheiro do Carioca de 2001 foi, inclusive, Edilson, atacante do Flamengo, com 16 gols no Campeonato.

Leia também: História do Flamengo: do início até hoje.

Campeonato Carioca de 2004

Mais uma vez vencendo seu maior rival, o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca do ano de 2004 por 3×1, em cima do Vasco da Gama.

Essa vitória foi o 28° título estadual do Flamengo, que ainda levou a Taça Guanabara no mesmo ano, vencendo o Fluminense.

Campeonato Carioca de 2007

Em uma disputa cheia de emoção, o Flamengo venceu o Botafogo nos pênaltis e garantiu a vitória do Campeonato Carioca de 2007.

O jogo de ida e de volta finalizaram com o incrível placar de 2×2 nos dois jogos, que levou aos pênaltis a partida da decisão, com 2 erros do Botafogo.

Com pênaltis marcados por Renato Abreu, Roni, Juan e Leonardo Moura, o Rubro Negro na época comandando por Ney Franco venceu o Carioca de 2007 e garantiu seu 29° título estadual.

Copa do Brasil de 2006

Apesar do artilheiro da Copa do Brasil de 2006 ter sido Valdiram do Vasco, o Flamengo foi o campeão dessa edição da competição, vencendo por 2×0 no jogo de ida e 1×0 no jogo de volta.

Essa foi a primeira vez que dois times do mesmo estado disputaram a final da Copa do Brasil. Foi também a segunda vitória do Flamengo na competição.

Campeonato Carioca de 2009

Vencendo o Botafogo na final do Campeonato Carioca de 2009, o Flamengo conquistou o tricampeonato na competição.

Empatando os jogos de ida e de volta em 2×2, os times foram às penalidades máximas, com o Fla levando a melhor. Com pênaltis marcados por Kléberson, Juan, Airton e Léo Moura, foram 4 acertos contra 2 do Botafogo.

Campeonato Brasileiro de 2009

Com Adriano Imperador como artilheiro da competição, com 19 gols marcados, o Flamengo leva seu 5° título após vencer o Grêmio por 2×1, com um público de 85.000 pessoas, em um Maracanã lotado e majoritariamente Nação Rubro Negra.

Na época, o treinador era Jorge Luís, o conhecido Andrade, e os principais atacantes eram Zé Roberto, Obina, Bruno Paulo e, claro, o Imperador Adriano.

Campeonato Carioca de 2011

Campeão invicto da competição em 2011, nosso Mengão foi campeão tanto da Taça Guanabara quanto da Taça Rio neste ano, não precisando de um jogo final do Campeonato Carioca para decidir o vencedor da edição.

Nesse ano o Rubro Negro, juntamente com o Fluminense, foram classificados para a Libertadores da América de 2012.

Copa do Brasil de 2013

Copa do Brasil Flamengo
Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem | Copa do Brasil 2013

Disputando contra o Atlético Paranaense, o Flamengo venceu o time de Curitiba por 3×1, sendo 1×1 no jogo de ida, e 2×0 no jogo de volta.

Na época, Hernane foi o artilheiro da competição, e Luiz Antônio foi eleito o melhor jogador da final da competição.

Foi o terceiro título do Flamengo na Copa do Brasil, e ainda garantiu a vaga na Copa Libertadores da América para o ano de 2014.

Leia também: Tipos de chuteiras: modelos mais usados no mundo do futebol!

Campeonato Carioca de 2014

Na época patrocinado pelo Guaraviton e chamado de Cariocão Guaraviton de 2014, o Flamengo venceu a competição, mais uma vez, em cima do Vasco da Gama, em uma final que terminou em empate nos jogos de ida e volta: 1×1 em ambas as partidas.

Se qualquer final entre Flamengo X Vasco já é motivo de emoção (o famoso Clássico dos Milhões) imagina o coração do torcedor do Rubro Negro em uma partida dessas?!

O nosso Rubro Negro teve a melhor defesa inicial da competição, e o gol da decisão final foi polêmico, com um jogador do Flamengo em posição de impedimento. Ainda assim, por conta da excelente campanha na Taça Guanabara, o Mengo levou o Carioca de 2014.

Campeonato Carioca de 2017

Com o conhecido Paolo Guerrero no elenco, sendo ainda o artilheiro do Campeonato, com 10 gols neste Carioca, o Flamengo venceu o Fluminense, em um Fla-Flu emocionante e que garantiu o 34° título do Flamengo. Detalhe: com o Mengão invicto!

O jogo de ida ficou 1×0 pro Mengo, com gol de Éverton, e o de volta rendeu 2×1 pro Fla com gols de Guerrero e Rodinei.

Além disso, o Flamengo esteve presente em 3 das 4 maiores goleadas da competição, vencendo por 4×0 o Nova Iguaçu, 4×0 o Madureira e 5×1 o Portuguesa.

Paolo Guerrero foi eleito o melhor jogador do Campeonato Carioca de 2017, e o treinador do Flamengo na temporada foi Zé Ricardo.

Campeonato Carioca de 2019

Mais uma vez vencendo seu rival carioca, o Mengão conquista a edição de número 121 do Campeonato Carioca, em cima do Vasco da Gama, em 2019.

Vencendo o jogo de ida por 2×0 e também o jogo de volta por 2×0, o Fla contou com 2 gols de Bruno Henrique, 1 de Willian Arão e 1 de Vitinho.

Além disso, Everton Ribeiro foi eleito o melhor jogador da competição, e nosso Rubro Negro ainda goleou o Cabofriense nesse mesmo campeonato. O técnico da época era o famoso Abel Braga, e o elenco já contava com Arrascaeta, Gabriel Barbosa (nosso Gabigol) e Rodrigo Caio.

Campeonato Carioca de 2020

Mais uma vez em um clássico Fla-Flu, o Flamengo levou a melhor e venceu o Fluminense na final do Campeonato Carioca de 2020.

Vencendo por 2×1 com gols de Pedro e Michael no jogo de ida, e 1×0 com gol de Vitinho o jogo de volta, nosso Rubro Negro fez uma das melhores campanhas da atualidade em um campeonato do Rio de Janeiro, consagrando o 36° título nacional do Flamengo.

Na época, o treinador do time era o português Jorge Jesus. Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi eleito o melhor jogador, sendo também o artilheiro do campeonato, com 8 gols.

Campeonato Brasileiro de 2020

Oficialmente também chamado de Brasileirão Assaí, o Campeonato Brasileiro, uma das maiores disputas de futebol do mundo, teve a sua 64ª edição com uma vitória do Mengão.

Mesmo perdendo de 2×1 para o São Paulo, o Flamengo teve uma ajudinha do Internacional e, com o acúmulo de pontos, teve a oportunidade de levantar a taça mais uma vez e poder afirmar seu título de bicampeão brasileiro, sendo o oitavo título do Flamengo em um Campeonato Brasileiro.

Na partida, o jogador de destaque foi Filipe Luís; na temporada, Pedro e Gabigol foram os melhores jogadores dos meses avaliados, e o Flamengo foi o melhor ataque da edição, com 68 gols marcados. Mais uma vitória do nosso gigante carioca.

Supercopa de 2020

Supercopa 2020 título do Flamengo
Foto: André Borges/CBF | Supercopa de 2020

Retornando após 27 anos, a Supercopa teve sua primeira edição depois de mais de duas décadas com uma vitória Rubro Negra.

Vencendo o Atlético Paranaense por 3×0, o Flamengo conquistou seu primeiro título nesta competição, decidida em partida única, ou seja, sem jogo de ida ou de volta.

O técnico do time, na época, era Jorge Jesus, o amado treinador português que se tornou favorito entre os torcedores flamenguistas. Os gols da partida foram de Bruno Henrique, Gabriel Barbosa e Giorgian de Arrascaeta.

Supercopa de 2021

Mais uma final emocionante que o nosso Rubro Negro nos proporciona, a final da Supercopa de 2021 foi decidida nos pênaltis, depois do empate de 2×2 contra o Palmeiras.

Como nas outras edições da competição, o título da Supercopa foi decidido em um jogo único, onde Gabigol e Arrascaeta marcaram 2 gols, que não foram o suficiente para uma vitória flamenguista.

O jogo foi para as penalidades máximas, com vitória do Mengo por 6×5, com gols perdidos marcados por Filipe Luís, Matheuzinho e Pepê. Os acertos foram de Arrascaeta, Vitinho, Gabriel Barbosa, João Gomes, Michael e Rodrigo Caio.

O técnico nesta temporada foi Rogério Ceni, que esteve à frente do time carioca nos anos de 2020 e 2021, depois da saída de Jorge Jesus.

Ficou nostálgico relembrando os títulos nacionais do Flamengo? Quais os seus favoritos e os melhores momentos na sua opinião?

Que tal representar esse século de vitórias do Flamengo com um item da sua escolha? Clique aqui para conhecer a loja oficial do Espaço Rubro Negro e garantir seu item oficial do Flamengo!

Conclusão

Títulos brasileiros do flamengo

Uma lista longa e de deixar qualquer outro time brasileiro com inveja, certo? É bom demais ser Flamengo e poder comemorar vitórias inesquecíveis e emocionantes!

Com um elenco marcante e técnicos ícones do futebol do Brasil, com cada vez mais vitórias, o Flamengo se consagra como um dos maiores clubes da história do esporte brasileiro. Desde 1927, o time mais querido do Brasil!

Até o momento em que publicamos este artigo, o Flamengo disputa a série A do Brasileirão, além da Copa Libertadores da América e a Copa do Brasil. O técnico é o conhecido Dorival Júnior, e o elenco ainda conta com seus astros Gabigol, Arrascaeta, Willian Arão, Diego e Éverton Ribeiro.

Quais as próximas vitórias que podemos aguardar do nosso time do coração? Sejam títulos brasileiros do Flamengo ou em competições internacionais, sabemos que a maior emoção mesmo é ser Nação: vibrando, torcendo e comemorando. A maior das paixões.

Gostou do artigo? Clique aqui para conferir o blog da Espaço Rubro Negro e ficar por dentro de todas as novidades do nosso Rubro Negro!

Leia também: Conheça o Ninho do Urubu: o centro de treinamento do Mengão.

Dia do flamenguista: história e como comemorar 28 de outubro
Museu do Flamengo: o que tem de atrações e como visitar
Conheça o Ninho do Urubu: o centro de treinamento do Mengão
Todos os mascotes do Flamengo desde a fundação do clube!