Títulos do Flamengo: todas as vitórias até hoje!

O Flamengo não é consagrado um dos maiores times do Brasil à toa. É uma trajetória repleta de conquistas, suor, lágrimas e comemorações que o consagraram.  Estar ao lado de seu time é muito mais do que um dever de um bom e fiel torcedor e comemorar todas as suas vitórias é ainda melhor, não é?

Hoje, a Espaço Rubro Negro vai apresentar todos os títulos do Flamengo, iniciando desde a sua fundação e primeira conquista até a sua grandiosidade atual. Você conhece todos? Acompanhe o post para saber mais, vamos lá!

 

Títulos do Flamengo: do pequeno grupo de regatas até o grande time!

Já contamos aqui no blog que o Flamengo, antes de ser um time futebolístico, era um grupo de regatas fundado por seis atletas. E sua cor rubro-negra também surgiu depois. Desde a fundação do grupo, a equipe foi inserida no futebol e, desde então, uma trajetória de muito esforço e paixão construiu, aos poucos, a grandiosidade do nosso Mengão.

Nos diversos campeonatos, nacionais e internacionais, que participou, o Flamengo deixou a sua marca, seja com jogos de passes incríveis, assistências fantásticas, reviravoltas e –é claro – muitas vitórias! Confira:

Títulos brasileiros do Flamengo

Em 1914, quando falamos de campeonatos estaduais, o time conquistou o seu primeiro título no Campeonato Carioca de Futebol e, no ano seguinte, conseguiu o seu bicampeonato.  Desde então foram 36 títulos: o Mengo é o maior campeão do povo carioca, ficando à frente do Fluminense, nosso rival, que só tem 31 vitórias. A mais recente vitória do time foi em 2020, quando o artilheiro Gabigol brilhou, tornando-se um dos maiores craques do time.

Ainda considerando o estado do Rio de Janeiro, o time carrega muitas outras taças, como a Guanabara dos anos de 1970-73, depois em 1978, 1979, 1980-82, 1984, 1988-9, 1995-96, 1999, 2001, 2004, 2007, 2008, 2011, 2014, 2018, e o mais recente, em 2020. Já a Taça Rio foi levantada 9 vezes, nos anos de 1983, 1985, 1986, 1991, 1996, 2000, 2009, 2011 e 2019.  É uma tradição de vitórias sem igual, não?

Quando falamos de campeonatos nacionais, no Brasileirão a equipe tem 6 títulos, referentes aos anos de 1980, 1982, 1983, 1992, 2009 e 2019. O time está sempre nas primeiras posições dos maiores campeões, o orgulho carioca. E, durante tudo isso, inúmeros talentos passaram e ainda estão jogando – o que contribui e muito para que o time continue crescendo e correndo atrás dos títulos.

Agora, quando tratamos de outros campeonatos nacionais, o time conquistou o troféu da Copa União no ano de 1987, torneio criado pela revista Placar a fim de prestigiar o Módulo Verde do Brasileirão do mesmo ano.  Além disso, o time foi 3 vezes campeão da Copa Brasil,  nos anos de 1990, 2006 e 2013. Ganhou a Copa dos Campeões em 2001, e, em 2020, teve mais um título grande, o da Supercopa do Brasil. O time está voando!

E para que o orgulho fique ainda maior: ao lado de outros dois times brasileiros, o Flamengo nunca foi rebaixado para a Série B. Ou seja, nunca teve uma temporada tão ruim que o deixou na berlinda para descer de categoria.

Títulos internacionais do Flamengo

Como um time grande, é claro que o Mengão não ia ter um histórico bonito apenas em campeonatos nacionais. Ele foi, muitas vezes, destaque internacional nas competições, aumentando a sua trajetória de conquistas.

Em 1996, o time conquistou a Copa de Ouro Nicolás Leoz, presidente da CONMEBOL. Apesar da competição não existir mais, não podemos desconsiderar essa vitória do time, né? Assim como a Copa Mercosul, que também foi conquistada no ano de 1999 em cima do Palmeiras.

Na Copa Libertadores da América, uma das maiores competições internacionais, bem prestigiada e almejada pelos times do Brasil o time conseguiu 2 títulos, um no ano de 1981, no qual também ganhou a Copa Intercontinental, e outro mais recentemente, em 2019, sem esquecer da Recopa Sul-Americana, em 2020.  Não podemos negar que o time de 2020 estava muito forte, por isso tantas vitórias.

As vitórias flamenguistas: o time mais querido do Brasil!

Sem dúvida, nos últimos anos, o time está tendo grande destaque. Com certeza, podemos dizer que 2019 foi um dos anos mais memoráveis para os torcedores. Os títulos do Flamengo em 2019 foram muito importantes, sendo eles o carioca, depois o Brasileirão e, por fim, a Libertadores. A representatividade do futebol de raça, envolvente e leal do time foi grande!

Resumindo tudo isso, no total,  o time está na posse de 57 títulos, divididos em 1 mundial, 5 continentais, 13 nacionais, 2 interestaduais e 36 estaduais. É muita coisa, por isso é um dos times mais consagrados do país, com a maior torcida!

Por isso, perdendo ou ganhando, é sempre um prazer ser Flamenguista. O torcedor fiel deve acompanhar o Mengo em todos os momentos, mesmo quando não há tantas vitórias. Afinal, é assim que os campeonatos correm: a cada nova partida há um destaque.

É ótimo fazer parte da maior torcida do Brasil, não é? E saber tudo sobre ela ainda é melhor, sempre tem uma coisa nova para aprender. Por isso, acompanhe semanalmente o blog da Rubro Negro! Os conteúdos sempre vão oferecer as melhores informações o time! Compartilhe com a sua comunidade rubro-negra e até a próxima.

Conheça o Ninho do Urubu: o centro de treinamento do Mengão
Todos os mascotes do Flamengo desde a fundação do clube!
O estádio do Flamengo existe? Entenda tudo sobre a Gávea!
Todas as camisas do flamengo: para recordar